quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Inscrições a Avaliação Nacional de Vinhos, a maior do mundo, em Bento Gonçalves


Maior degustação de vinhos de uma safra do planeta abrirá inscrições para o público no dia 3 de setembro. Evento reunirá 850 apreciadores no dia 26 de setembro. Chegou o grande momento dos apreciadores de vinhos garantirem participação no maior evento do vinho brasileiro: a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2015. As inscrições abrem dia 3 de setembro pelo sitewww.enologia.org.br com vagas limitadas. O evento, que será marcado pela apresentação da representatividade da safra 2015, será realizado dia 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves numa iniciativa da Associação Brasileira de Enologia (ABE). 
Nesta 23ª edição, a Avaliação reunirá um público de 850 pessoas, entre especialistas no assunto como enólogos, além de sommeliers, enófilos e jornalistas de todo o Brasil e do exterior. O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, chama a atenção do público para que se atente ao início das inscrições devido a grande disputa pelos espaços. “A cada ano, as inscrições são preenchidas mais rapidamente. Por isso, aqueles que desejam viver essa experiência única no mundo, devem se programar para às 8h30min do dia 3 de setembro”, destaca. 
A representatividade das amostras selecionadas durante a etapa da degustação de seleção por 120 enólogos brasileiros, realizada no decorrer do mês de agosto, será conhecida em primeira mão pelo público no evento. Estes privilegiados terão a oportunidade de degustar 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas em um grupo de 312 vinhos inscritos por 56 vinícolas.
Cada uma das amostras é servida e degustada por todos, além de ser comentada por um dos convidados que compõem o painel de comentaristas. Neste momento, o evento cumpre seu papel educativo, permitindo que o público possa comparar suas impressões com as de especialistas no assunto.  
Mas o momento mais aguardado é quando o presidente da ABE fará a divulgação da representatividade da safra, anunciando os 94 vinhos (30%), e entre eles as 16 amostras selecionadas que foram degustadas às cegas por todos.

Avaliação Nacional 2 - degustação das 312 amostras encerra nesta quinta

Grupos G e H entram em ação nos dias 26 e 27 de agosto. Resultado será apresentado ao público em evento que reunirá cerca de 850 apreciadores no dia 26 de setembro. Noventa enólogos já participaram da degustação de seleção entre os dias 18 e 25 de agosto. Nesta quarta-feira, 26, a tarefa começa para outros 30 enólogos, integrantes dos grupos G e H, que seguem com o trabalho até quinta, 27. Nos oito dias de degustação de seleção, passarão pelo local 120 enólogos, imbuídos do desafio de avaliar tecnicamente as 312 amostras inscritas por 56 vinícolas. 
A degustação ocorre no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. O resultado, que contempla as amostras mais representativas, será apresentado para um público de aproximadamente 850 apreciadores no dia 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. As inscrições para o público participar do evento abrem dia 03 de setembro pelo site www.enologia.org.br, a partir das 8h30min. 
A Avaliação Nacional de Vinhos é uma promoção da ABE com a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. 
Grupo G
Cedenir Fortunati
Cezar Azevedo
Claudia Stefenon
Eder Caldart
Fausto Filippon
Flávio Zílio
Gilberto Simonaggio
Juarez Meneguzzo
Juciane Casagrande
Patrícia Poggere
Ricardo Morari
Rudinei Pauletti
Silvério Salvatti
Thiago Peterle
Vagner de Vargas Marchi 
Grupo H
Alexandre Pessin
Carlos Abarzúa
Darci Dani
Edegar Scortegagna
Firmino Splendor Júnior
Flávio Pizzato
Heleno Facchin
João Carlos Taffarel
Joice Seidenfus
Márcio Dallé
Marco Salton
Maria Regina Flores
Michel Zignani
Roberto Lazzarini

Roque Zílio

Nenhum comentário: