domingo, 28 de novembro de 2010

Lançamento da “Dunamis, Vinhos e Vinhedos” em Dom Pedrito

José Antônio Peterle, presidente da Dunamis Vinhos e Vinhedos, já possui
14 hectares plantados com vinhas em Dom Pedrito. Quer alcançar 26 hectares

Fotos Alexandre Teixeira e Ana Paula Naressi
.......................

Um excelente seminário técnico, com a participação de Diego Bertolini, do Ibravin, José Antônio Peterle, empreendedor rural, e os engenheiros agrônomos Carlos Alberto Flores, Enrique Mirazo e Mario Geisse, seguido de uma grande festa, marcou, dia 26, o lançamento, em Dom Pedrito, na Campanha gaúcha, dos dois primeiros vinhos de uma nova vinícola, a Dunamis Vinhos e Vinhedos. Trata-se de um novo projeto de vinhos de qualidade no Rio Grande do Sul, com a proposta sofisticada de simplificar o consumo, valorizando o prazer de degustar a bebida. O empreendimento é do pecuarista José Antônio Peterle. Os dois primeiros vinhos são Dunamis Cor Merlot/Cabernet, safra 2008, e Dunamis Ser Sauvignon/Chardonnay, safra 2010.
A abertura do evento foi feita por Diego Bertolini, do Instituto Brasileiro do Vinho, e pelo diretor-presidente da Dumanis, José Antônio Peterle. Depois, os engenheiros agrônomos Carlos Alberto Flores, Enrique Mirazo e Mario Geisse, também enólogo, todos consultores da Dunamis, fizeram palestras técnicas sobre o projeto, englobando a vitivinicultura na Campanha Gaúcha e no Brasil. Às 19h, aconteceu o coquetel de lançamento, com a participação especial do cantor Paulo Siqueira, da banda de jazz Mahabharata e do grupo Mulheres Pampeanas. Foi um grande festa, comida e vinho à vontade, inclusive interessantes coquetéis preparados com os vinhos, por sugestão da Gabriela Fontoura Brasil, gerente de Contas da Dunamis - gabriela@dunamisvinhos.com.br.. A idéia, segundo ela, é atender o gosto das mulheres por bebidas mais leves, mesmo preparadas com vinhos.O encontro “Expressões do Vinho – a Campanha Gaúcha”, no Dom Pedrito Country Clube, começou às 14h, tendo como primeiro palestrante o engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Carlos Alberto Flores, especialista em solos, que falou sobre o vinhedo de “Três Cerros”, onde foram mapeadas as melhores áreas para o cultivo de uvas Vitis vinífera de qualidade. Em seguida, às 15h30, o engenheiro agrônomo uruguaio Enrique Mirazo abordou o tema “Vinhedos e terroir: maximização da qualidade através da escolha correta de variedades”. Às 16h45, o engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mario Geisse tratou do tema “O potencial dos vinhos da Campanha e a aplicação de tecnologias ambientalmente corretas”. “Estamos desenvolvendo este projeto há oito anos. Ele não surgiu do acaso. Ao contrário, teve a participação dos melhores profissionais em vitivinicultura da América do Sul para desenvolver um vinho único, com personalidade”, afirmou Peterle. “A ideia do seminário foi aproveitar o conhecimento dos nossos consultores para contextualizar a criação de mais uma marca de vinho na imensidão de rótulos existentes hoje em dia”, diz Peterle, acrescentando que “a Dunamis surge com uma filosofia insólita e necessária ao mercado”. Outros produtores de vinhos da região da Campanha, como Valter José Pötter, da Vinícola Guatambu, e suas filhas Gabriela e Isadora, que trabalham no projeto, além de sua esposa, acompanharam as palestras e os debates.
Segundo o CEO da Dunamis, Júlio César Kunz, o novo projeto de vinhos de qualidade que nasce no Rio Grande do Sul tem a proposta sofisticada de simplificar o consumo. “Antes de qualquer coisa, queremos valorizar o prazer de beber vinhos, independentemente de regras pré-estabelecidas”, explica. Um dos aspectos interessantes da palestra de Mário Geisse foi sua defesa do que chamou “vinho do futuro”, mais fácil de beber que o atual e com menor teor alcoolico. Este será o vinho dos próximos anos, segundo Geisse.

Nenhum comentário: