O enoturismo desenvolveu-se tanto no País, especialmente no Rio Grande do Sul, que vai ganhar espaço na 16° Festival de Turismo de Gramado, que começará no próximo final de semana, na bela cidade serrana gaúcha. Na semana passada, estive em Gramado e fui visitar a Marta Rossi, uma das criadoras do festival e relembramos os tempos iniciais – participei desde a primeira edição – no pequeno centro de eventos da Prefeitura. Hoje, o festival está nos magníficos espaços do Serra Park.
O enoturismo de Gramado e Canela terá uma área reservada dentro do Destinos em Destaque na próxima edição do Festival do Turismo de Gramado. O evento, que neste ano tem patrocínio do Sebrae Nacional, aposta no crescimento e na organização do enoturismo como nicho de mercado. Marta Rossi, diretora do Festival, esteve reunida com os empresários locais Normélio Ravanello (ex-Fiat), da Vinícola Ravanello, e Algielto Bertusso da Vinícola Jolimont, para desenvolver a proposta que vai ser trabalhada neste ano.
Ravanello está em fase de abertura, em Gramado, de uma vinícola que levará seu nome. Segundo ele, a ideia é trabalhar com um processo diferenciado de vinhos finos, com produção inicialmente voltada para o mercado regional. Ele explica a importância do enoturismo local de estar presente no Festuris. “Estaremos mostrando nossos produtos e nossa proposta de trabalho, buscando contatos para negócios futuros. O enoturismo em Gramado e Canela será uma nova e qualificada alternativa para quem busca este tipo de passeio”. Jolimont, conta com mais de 60 anos de experiência no mercado. Estabelecida no Morro Calçado, em Canela, elabora vinhos genuínos, puros e de qualidade internacional. O espaço na feira de negócios ainda conta com o apoio do Festival Internacional de Gastronomia.
Para Marta Rossi a proposta principal é organizar o setor, “Queremos mostrar que o enoturismo pode ter um apelo comercial muito forte para o deslocamento das pessoas. No Brasil, existem regiões produtoras de vinho que podem ser desenvolvidas e trabalhadas pensando neste tipo de mercado”. Segundo a representante comercial do evento, Daniela Seibt, o brasileiro está interessado em conhecer melhor o vinho como produto. Ela diz que o turista aprendeu a apreciar essa bebida de uma maneira mais cultural e que um dos objetivos dos viajantes interessados no enoturismo é conhecer as regiões produtoras e degustar os produtos diretamente na vinícola.
O enoturismo está mais desenvolvido na região de Bento Gonçalves, principalmente no Vale dos Vinhedos. A intenção é atrair para os próximos festivais a participação dos empreendedores de todo o estado.
O 22º Festival do Turismo de Gramado tem patrocínio do SEBRAE Nacional e se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.
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