domingo, 28 de novembro de 2010

Dunamis II - Conheça os profissionais da casa

Gabriela Fontoura Brasil é a gerente de Contas da Dunamis
.......................

O dono da Dunamis é um experimentado e bem sucedido empreendedor rural, produtor de arroz, soja, milho e outros produtos agrícolas e também criador de gado e ovinos. Atento ao mercado, viu as oportunidades que se abriam à vitivinicultura na Campanha e, em 2002, adquiriu a área em região apontada como boa para o plantio de uvas e iniciou um novo projeto.José Antônio Peterle nasceu e cresceu em Cotiporã, município de Veranópolis na época, na serra gaúcha, região pioneira do vinho no Brasil. Após a sua formação em Agronomia na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) em 1980, em 1981 passou a atuar na área de planejamento agrícola em Dom Pedrito e em 1983 inaugurou a sua carreira como produtor rural cultivando 70 hectares (ha) de soja. As áreas aumentaram, com a parceria dos irmãos Paulo e Gilmar Peterle, e as culturas diversificaram-se: hoje são mais de 2.500 ha de arroz; 1.500 ha de soja; e comercializa 2.000 cabeças de gado anualmente em Dom Pedrito; além de um pomar de 90 ha de maçã nos estados de Santa Catarina e Paraná. A sua importância como produtor rural se destaca também na sua atuação na que foi a maior cooperativa de trigo e soja do RS, a Cotrijuí, e no IRGA (Instituto Riograndense do Arroz). Em 2002 iniciou este novo projeto para a produção de uvas viníferas de qualidade em Dom Pedrito com 15 há (a área total é de 150 há) e em Cotiporã, com 10 há. Desse projeto nasceram os vinhos Dunamis.
- Thiago Salvadori Peterle é Técnico em Enologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus de Bento Gonçalves, e hoje cursa Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Como enólogo da família, está se preparando para perpetuar a qualidade dos vinhos e vinhedos e transmitir para as próximas gerações o espírito da Dunamis, acompanhando todos os processos de produção das uvas e de elaboração dos vinhos.
- Javier Gonzalez Michelena é técnico em Vitivinicultura, formado na Escola de Viticultura e Enologia Presidente Tomas Berreta do Uruguai. Tem uma vasta formação complementar em temas que dizem respeito à viticultura e técnicas enológicas e se dedica a uma intensa pesquisa científica para a melhor adaptação da vinha ao terroir. Passou por grandes experiências profissionais em vinícolas e vinhedos tanto no Uruguai como no Brasil, tendo sido indicado para o prêmio enólogo revelação do ano pela revista Placer em 2006. Trabalhou com Carrau. Hoje é responsável pelos vinhedos da Dunamis em Dom Pedrito e Cotiporã e colabora na vinificação dos seus vinhos.

- Gabriela Fontoura Brasil é graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduada em Marketing e tem curso de aperfeiçoamento em Trade Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Exerceu diversas atividades profissionais sempre relacionadas à área comercial, gestão de contas e formação de equipes desde 1996, tendo trabalhado em empresas nacionais e multinacionais de grande importância. Atualmente, Gabriela é a gerente de contas da Dunamis Vinhos e Vinhedos, sendo responsável por suas relações comerciais.
- Júlio César Kunz é engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Administração do Setor Vitivinícola pela Université Paris-Ouest (Nanterre – La Défense). Ao longo do curso, coordenado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), teve a oportunidade de conhecer as principais regiões produtoras e mercados vitivinícolas do mundo. Tem experiência na área de marketing internacional e estratégico, especialmente na exportação de vinhos e destilados, elaboração e execução de planos estratégicos e de marketing como executivo e consultor, além de ministrar diversos cursos em gestão para o setor vitivinícola. Atualmente, é CEO da Dunamis Vinhos e Vinhedos.

Nenhum comentário: