terça-feira, 16 de novembro de 2010

Monte Belo do Sul prepara Abertura da Vindima


Coral Vicentino em Monte Belo do Sul, interpreta músicas dos tempos da colonização italiana e também composições atuaias, criadas pelos membros do grupo.


Café colonial é típico em Monte Belo do Sul.


Roque Faé Presidente da festa, Roque Faé brinda com as soberanas Thaís Grafitti, Taís Balbinot e Angélica Flamia o lançamento do evento
.....................
As fotos são de Karen Cristine Dal Más




..............

Vem aí a festa máxima da vitivinicultura de Monte Belo do Sul. A 6ª edição da Festa de Abertura da Vindima deve movimentar o município serrano entre os dias 21 e 30 de janeiro de 2011. E no próximo ano o evento chega com novidades. Começando pelos mais de oito mil metros quadrados de área do novo local, passando por cursos de degustação e pela síntese cultural de uma cidade com apresentações artísticas, culturais e artesanato. Tudo isso foi apresentado na manhã desta terça-feira, dia 10, durante café da manhã realizado no Salão Paroquial do município.
“A Festa de Abertura da Vindima está crescendo ano após ano. Por isso se tornou indispensável buscar um local melhor estruturado. Além disso, realizar cursos de espumantes é aproximar o consumidor do vinho. O que queremos fazer nesta edição”, afirmou o presidente da Festa, Roque Faé. Segundo ele, o pavilhão da Adega da Serra, onde o evento será realizado, é grande o suficiente para comportar o evento, com oito mil metros quadrados de área coberta. Além disso, haverá estacionamento fechado, uma das reivindicações do público nas edições anteriores.
Em relação aos cursos de degustação de espumantes também já existe definição. Serão montadas turmas de 20 pessoas que poderão se inscrever gratuitamente pelo site do evento (http://www.festadavindima.com.br/) ou mesmo no próprio local. A escolha do espumante para realização dos cursos se deve ao fato da Associação de Produtores de Monte de Belo do Sul (Aprobelo), que reúne 15 vinícolas, estar em busca da Indicação de Procedência para o produto. Estima-se que no segundo semestre do próximo ano toda a documentação necessária seja entregue ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
E a celebração da colheita só poderia ser no que é considerado o maior produtor per capita de uvas da América Latina. Trata-se da personificação de uma colheita superior a 42 milhões de quilos de uva anualmente. Sendo que 30% deste total são viníferas, que se destacam pelo potencial para produção de espumantes. Para se ter uma ideia da representatividade do número basta inseri-lo na produção de uvas para espumantes no Rio Grande do Sul. Monte Belo do Sul produz 10% deste total. As vinícolas da cidade ainda elaboram por ano cerca 80 mil garrafas de espumantes e 40 mil garrafas de vinhos finos.
Para superar os cerca de 20 mil visitantes e 54 expositores (a meta é chegar a 66 expositores) da edição anterior os organizadores estão preparando uma série de atrações. A começar pelo desfile de carros alegóricos, que será totalmente realizado pelas 15 comunidades do interior, além da sede, entidades e escolas. Os desfiles retratarão a história e realidades do município, como religião, trabalho, gastronomia, meios de transporte, agricultura e, principalmente, a colheita da uva.
Além dos carros alegóricos será montada uma ampla programação cultural que busca valorizar talentos regionais. Junto a Expomonte - Feira Agroindustrial, Vinícola e Comercial também será montado o Espaço Colonial, onde a própria comunidade estará reconstruindo suas culturas, com exposição de uvas, apresentação de corais, jogo de bocha, elaboração da dressa (trança de palha), entre outros.
Já estão confirmadas atrações como a Noite Italiana, com o tradicional baile do Grupo Ragazzi Dei Monti, a Noite Gaudéria, a Tarde da Melhor Idade, shows infantis e show com Oswaldir e Carlos Magrão.
A venda de espaços já foi aberta, primeiramente para a comunidade e depois para outras cidades. Indústria, comércio e serviços poderão participar do evento.
Durante o lançamento do evento também foi apresentada a identidade visual da campanha, além do traje oficial da Rainha Taís Balbinot e das princesas Thaís Grafitti e Angélica Flamia.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA – 20/01/2011 – Quinta-feira
- Orquestra de Sopros Imigrante – RS
- Marquinhos Ítalo Gaúcho – Bento Gonçalves – RS
21/01/2011 – Sexta-feira
Noite Montebelense
- Caroline Razador
- Grupo de Danças Ballo D’Italia
- Ragazzi Dei Monti
22/01/2010 – Sábado
- Tarde Infantil – Os Peraltas – O maior Show Infantil do Sul do Brasil – Passo Fundo – RS
- Noite – Show Baile com Barbarela e Delta Som
23/01/2010 – Domingo
- Desfile de Carros Alegóricos na sede
- Show Nacional com Osvaldir e Carlos Magrão
28/01/2010 – Sexta-feira
- Tertúlia Nativista – CTG Sopro do Minuano
- Show Adriana Gobbi – Chapecó – SC
29/01/2011 – Sábado
- Tarde da Melhor Idade – Banda Paradigma – Lajeado – RS
- Noite – Show Nacional com Os Formigos e Delta Som
30/01/2011 – Domingo
- Desfile de Carros Alegóricos na sede
- Banda Presença e Show a confirmar
- Espetáculo Pirotécnico

Serviço
- 6ª festa de Abertura da Vindima de Monte Belo do Sul
- De 20 a 30 de janeiro de 2011 (sextas, sábados e domingos)
- Horário
Sextas: 18h às 22h
Sábado: 10h às 22h
Domingo: 10h às 20h
- Ingressos: R$ 5,00, com direito a degustação de vinho e uva
- Estacionamento: R$ 5,00- Mais informações: http://www.festadavindima.com.br/

Nenhum comentário: