sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Espumantes Dal Pizzol estreiam em Hollywood

Meu amigo Antoninho Dal Pizzol está com tudo e não quer nada, como dizia o Chacrinha: virou artista de cinema. Ao menos, seus grandes vinhos estão em Hollywood. O Dal Pizzol Espumante Charmat foi o escolhido na corrida do Brasil pelo Oscar.
O filme ‘Lula, Filho do Brasil’, que disputa o Oscar 2010 como Melhor Obra Estrangeira, foi assistido, ontem, pelos membros da Hollywood Foreign Press Association. Esta é a etapa final da campanha do filme pela conquista do Oscar, o que eu acho muito difícil, porque o filme é ruim pra chuchu. Entre as ações realizadas para levar o sabor do Brasil aos críticos de cinema americanos está a entrega do Dal Pizzol Espumante Brut Charmat, reconhecido com Medalha de Prata no Vinalies 2010 realizado em Paris, França.
As 108 garrafas estreiam na terra do cinema para brindar a exibição do filme brasileiro. Uma excelente oportunidade para divulgar o frescor e a qualidade do espumante elaborado em terras brasileiras pelos excelentes enólogos da Dal Pizzol, comandados pelo Dirceu Scottá.
Disponível em garrafas de 375ml e 750ml, o espumante é elaborado a partir de um vinho base de Pinot Noir, Riesling Itálico e Chardonnay mais evoluídos com a adição de açúcar e leveduras. O processo de refermentação é realizado em autoclaves a uma temperatura de 13ºC a 15ºC. Após a segunda fermentação, este espumante permanece por um período de 90 dias em contato com as leveduras, a fim de atribuir características distintas ao produto.
Límpido e brilhante, o espumante apresenta coloração amarelo com reflexos esverdeados. Quanto ao perlage ou efervescência demonstra um excelente desprendimento de gás carbônico, formando borbulhas pequenas, espuma abundante e duradoura. No aroma, uma complexidade de frutas provenientes do vinho base, notas cítricas, pão tostado, adocicado devido ao processo de elaboração. Quanto ao paladar, inicialmente apresenta uma refrescância provocada pelo gás carbônico e a acidez do produto, seguindo para um final de boca macio e suave bastante equilibrado que lembra características que se assemelham ao Champenoise devido a sua particularidade de elaboração.
O filme é ruim, mas o espumante é maravilhoso!

Nenhum comentário: