quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Enólogo Firmino Splendor lança livro sobre enoturismo


Foto 1 - Firmino Splendor autografa para o pres.Confraria do Vinho de Bento Gonçalves, MarceloTaffarel, 27-10-10, foto Marciele Scarton
....................
Foto 2 - Firmino Splendor, esposa Petronila e filho Fábio, 27-10-10, lançamento livro, Tuiuty, foto Marciele Scarton



O enólogo Firmino Splendor, autor do moscatel sobre o qual falei acima, é, também, um destaco professor, autor, professor responsável pela formação de mais de 600 profissionais da área do vinho, é, também, entusiasta do turismo, e acaba de lançar um livro no qual evidencia importância de receber bem o turista.“Qual a tua atividade? Independentemente, atenda bem ao turista”, instiga o enólogo bento-gonçalvense.
Firmino Splendor lanou a obra quarta-feira, 27 de outubro. A apresentação foi feita durante o encontro mensal da Confraria Bom Gosto, que recebeu a Confraria do Vinho de Bento Gonçalves, no restaurante Pignatella, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, reunindo cerca de 40 pessoas.
“Para o vinho evoluir precisa de silêncio e imobilidade, enquanto que o enoturismo é movimento” destaca o autor. Como se comporta, então, esse movimento chamado enoturismo, como ele ocorre e como se estrutura? Que tipo de preparação e como dever ser o planejamento dos envolvidos com essa atividade? Quais dificuldades e limitações esse negócio apresenta? O que os enoturistas esperam da região? São respostas acerca dessas questões que o autor organizou numa obra que pode ser considerada um guia prático sobre o tema.
A obra foi editada pelo próprio autor em 115 páginas, divididas em sete capítulos: Algumas particularidades regionais do Enoturismo; A cadeia turística - Conceituações; Consequências no enoturismo; A concepção da agroindústria enoturística; A arte do planejamento e execução do enoturismo; Estrutura promocional do projeto; Aspectos da administração na atividade enoturística.
Os exemplares custam R$ 25,00 e podem ser solicitados diretamente com o autor pelos telefones (54) 3452.4284 e (54) 3458.1190, pelo e-mail adegasplendor@terra.com.br ou pelo endereço Rua Marechal Deodoro, 166/61. Centro, Bento Gonçalves - CEP 95700-000. A obra também é encontrada junto às livrarias Aquarela, Maneco e Paparazzi, em Bento Gonçalves.
A obra destaca: visitar a riqueza da arquitetura dos edifícios enológicos; experimentar o produto símbolo da enologia brasileira, o espumante; traça horizontes com previsões para os que atuam na área da recepção turística; alerta para os visitantes serem prudentes e inteligentes na administração das bebidas; convida para conhecer as riquezas regionais, as paisagens panorâmicas que a região vinícola oferece; convida a visitar a agroindústria vinícola e a conhecer os seus vinhos através da degustação orientada, oportunizando após a apreciação, a aquisição de produtos; clama para conhecer os espumantes e a diversidade de produtos produzidos na serra gaúcha; indica perspectivas aos iniciantes para que tenham a responsabilidade de criar uma imagem positiva do contexto vinícola em geral, da região, e da agroindústria de vinhos; enaltece o trabalho histórico construído pelo heróico trabalho dos líderes que semearam ideias e ações que hoje são motivo de realização do atrativo enoturístico. A razão desse trabalho é contribuir para a sustentabilidade da importante empresa do enoturismo recém-iniciada entre nós. A uva é a matéria-prima de uma agroindústria iniciada pelo colonizador italiano e que hoje abre perspectivas à promissora opção do Enoturismo. Não podemos ser indiferentes com os visitantes, temos o dever de sermos diferentes de maneira a cativar e conquistar o enoturista, fazendo com que ele retorne alegre, satisfeito e agradecido por ter nos visitado. Nesta região onde a videira é cultivada, todos os habitantes tem o dever de serem atenciosos e cordiais.
Firmino Splendor habilitou-se pela primeira turma de profissionais em enologia do Brasil, em 1962. Ele foi o fundador da Associação Brasileira de Técnicos em Enologia e Viticultura (ABTEV), em 1976, hoje conhecida como Associação Brasileira de Enologia (ABE). O autor foi professor de mais de 600 enólogos brasileiros, tendo lecionado durante vinte e cinco anos na única escola do país responsável pela formação desses profissionais. Após cumprir seu papel na formação de tantos profissionais, passou a dedicar-se ao seu empreendimento particular, pioneiro na elaboração nacional de licores naturais, e às obras especializadas. Splendor também é autor de Vinhos e Licores: degustação e serviço ( Educs, 2007. 2ª Edição) e Calendário de ações da uva, do vinho, do espumante e do licor, que teve seu lançado em maio deste ano.

Nenhum comentário: