domingo, 28 de novembro de 2010

Redes sociais em rótulos de vinho



Mariano Gioia e Sebastián Yáñez, da Yañez Gioia, de Mendoza, em Bento Gonçalves.
Foto Cáren Cristine Dal Más
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Não é só no cultivo das uvas e no processo de elaboração dos vinhos que a evolução tecnológica mostra seu poder de inovação. O mundo das embalagens também está avançando a passos largos, reafirmando o que o mercado já sabe: o rótulo é tão importante quanto a marca de um produto. Além de identificar e informar o consumidor, ele pode se tornar uma importante ferramenta para o desenvolvimento de redes sociais. Isso é o que o mercado de vinhos dos Estados Unidos vem apostando, configurando-se como a grande tendência do setor. O tema foi apresentado no workshop “Inovação e Design em Etiquetas para Vinhos”, promovido pela Avery Dennison, em Bento Gonçalves, dia 26 de novembro.
Mais de 80 profissionais, entre diretores e enólogos de vinícolas e designers, participaram do encontro realizado no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos. Um dos assuntos que chamou a atenção dos participantes foi a relação Rótulo X Rede Social que exerce poder na recomendação de vinhos entre consumidores. “A novidade chega como uma importante ferramenta na promoção do vinho, facilitando o acesso a informação e oportunizando a divulgação com baixo custo”, destaca Sebastián Yáñez, designer da Yañez Gioia, de Mendoza, Argentina, empresa vencedora do Prêmio Bronze do Pentawards 2010 na categoria Vinhos Finos e Champagnes. O uso de QR Code (códigos 2D) e 3D acaba atiçando a curiosidade das pessoas, sendo um jeito novo de acessar informações pelo celular.
A diretora de Marketing da Avery Dennison, Isabela Monteiro, ressaltou que este trabalho é feito a três mãos – vinícola, designer e gráfica. “Precisamos entender o mercado e suas necessidades criando soluções criativas que nos tornem mais competitivos”, assegurou. Presente em todos os mercados, a Avery Dennison possui funcionários em mais de 60 países. Para o setor vinícola, a empresa desenvolve produtos segmentados para todo tipo de consumidor: desde o iniciante no mundo do vinho, passando pelo amador até chegar ao mais conhecedor.
Diante da forte concorrência em vinhos e de consumidores cada vez mais exigentes e bem informados, o rótulo (textura, impressão, cores, adesão) e a apresentação do produto na gôndola fazem toda diferença na hora da compra. Rótulos transparentes, edição limitada com etiquetas personalizadas e o uso de materiais reciclados e recicláveis (sustentabilidade) estão em alta.
Considerado o principal meio de comunicação, a embalagem é responsável pelo fomento de 70% da primeira compra. Diante disso, em um mundo cada vez mais pequeno é necessário se diferenciar para competir. “É importante identificar a personalidade da marca, destacando algo de particular que a diferencia das demais”, salienta Sebástian Yáñez. Segundo ele, é preciso pensar no produto antes de lançá-lo no mercado.
Em 2005, quase 2 mil novos vinhos foram lançados – a maioria da Europa -, sendo que 71% ainda usava rótulo com cola e 26% já eram autoadesivos. Este ano, de janeiro a novembro, foram mais de 1.200 novos vinhos – 45% autoadesivos e 53% com cola.
Para 2011 a Avery Dennison estará promovendo dois novos eventos na região em torno do assunto. O objetivo é apresentar às vinícolas e designers as tendências em rótulos para vinho com novidades em inovação e design.

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