terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vinho e espumante de Bento Gonçalves


Estande de Bento Gonçalves no Festival de Turismo, bonito e concorrido, e com muito vinho
Foto Almir Dupont
..............

O prefeito de Bento Gonçalves e a secretaria de Turismo, Ivane Favero (ela foi homenageada na abertura do Festival), participaram de todos os eventos divulgando a terra e seus produtos, principalmente o vinho. Contaram que dois grupos de operadores turísticos e de jornalistas
estrangeiros viriam a Bento Gonçalves nos dias 20 e 21, para visitar os roteiros turísticos da cidade. O primeiro grupo, formado por nove profissionais, chegou a Bento Gonçalves no sábado, 20. São italianos trazidos pela empresa de transportes aéreos TAM para visitar a Epopéia Italiana e o Roteiro Vale dos Vinhedos. O segundo grupo, formado por 14 estrangeiros dos Estados Unidos, Espanha, Equador, Portugal, Peru e Chile, chegou em Gramado no dia 21 e foi a Bento Gonçalves no mesmo dia, onde permanecerão até a terça-feira, 23. Alguns dos locais visitados serão: Maria Fumaça, Roteiro Vale do Rio das Antas, Caminhos de Pedra, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos. No dia 23, o grupo irá a Porto Alegre. “A vinda desses formadores de opinião é de extrema importância para a cidade, visto que estes, conhecendo Bento Gonçalves e região poderão fazer sua divulgação nos seus locais de origem, além de ser uma possibilidade de se mostrar o município ao mercado internacional”, destacou a Secretária de Turismo Ivane Fávero.
Ivane contou, também, que, na quinta-feira, 18, os três integrantes do canal de TV argentino Sun Channel, que estão em Bento Gonçalves desde o último dia 16 de novembro para realizar a gravação de um programa, fizeram passeio de Maria Fumaça, seguindo pela Rota dos Espumantes e Estrada do Sabor, em Garibaldi. Almoçaram na Di Paolo, no Castelo Benvenutti. À tarde, o grupo visitou a Vinícola Peterlongo, também em Garibaldi. O jantar foi realizado na Osteria Della Colombina, na Estrada do Sabor, Vale dos Vinhedos.Desde a chegada do grupo em Bento Gonçalves, já foram realizadas visitas na Casa Valduga Vinhos, Memorial do Vinho – junto ao Hotel Villa Michelon, entre outros. As gravações seguem até o próximo dia 24 de novembro, quando encerra a passagem pelo Rio Grande do Sul. A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves (SEMTUR), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Região Uva e Vinho e o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin) estão acompanhando e monitorando as visitas.Em Porto Alegre, onde estiveram no último dia 12, e em Caxias do Sul, onde permaneceram do dia 13 ao dia 15 de novembro, museus, cantinas, hotéis, entre outros pontos turísticos foram visitados.O canal Sun Channel, que abrange toda a América Latina e possui mais de seis milhões de assinantes, tem seu conteúdo totalmente voltado ao turismo latino. O objetivo é mostrar a cultura, gastronomia, movimentos artísticos, desportivos e paisagens de cada destino.
Bento Gonçalves, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, recebeu milhares de visitantes durante a sua participação no 22º Festival de Turismo de Gramado. O município fez o lançamento do novo material promocional e divulgou as novidades da 2ª edição do Bento em Vindima e da Fenavinho que celebra o vinho e a fartura da região. Vlademir Roman, arquiteto responsável pelo design do stand, comentou que buscou inspiração das videiras que crescem e se espalham e no quebrado das pedras de basalto para conseguir algo marcante e arrojado.
O stand integrou um espaço onde diversas empresas da área turística de Bento conviveram em harmonia mostrando tudo de bom que a região da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, oferece. Com 48 m², cinco metros de altura e 12 balcões de atendimento, o stand foi uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, os hotéis Dall’Onder, Vila Michelon e Farina Park Hotel, as vinícolas Salton e Aurora, a Giordani Turismo, o Convention Bureau de Bento e dos roteiros Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Vale do Rio das Antas, Cantinas Históricas, Vinhos de Montanha – Pinto Bandeira e Tour Via Del Vino. Ivane Fávero, Secretária de Turismo de Bento, destacou que a participação do Município no Festival tem trazido bons resultados. “Acreditamos que o evento dá resultado e por isso apontamos em montar o nosso próprio stand pelo segundo ano”. Na noite de abertura, Ivane será homenageada com o troféu Amigos do Festival em reconhecimento à sua contribuição ao turismo, através do trabalho que vem desenvolvendo com objetivo de potencializar cada vez mais a serra gaúcha.
Conversei muito com o Tarcisio Michelon sobre os projetos da rede Dall´Onder de hotéis, inclusive o que pretende administrar em Flores da Cunha, e na realização de novos eventos em Bento Gonçalves. Um dos sonhos dele é realizar um Festival de Cordeiro e Vinho, nos moldes de um que ajudei o querido Pedrinho Chaves Barcellos a montar, há muios anos, em Livramento, e, conhecendo a capacidade de empreendimento do Tarcísio, tenho certaza que irá sair. Antes, talvez façamos juntos algum coisa envolvendo cordeiro e vinho em torno do meu livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro. Tudo, é claro, em 2011.

Nenhum comentário: