quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jay Miller degusta e gosta dos vinhos brasileiros


Jay Miller, ao centro, recebeu brasileiros em Baltimore
Foto: Bárbara Ruppel /Wines of Brasil
............

Crítico norte-americano que trabalha com Robert Parker na revista Wine Advocate destacou os espumantes moscatéis e alguns vinhos tintos verde-amarelos. Ele provou 35 rótulos de 15 vinícolas do Brasil.
Em breve, os vinhos brasileiros serão pontuados, pela primeira vez, na revista Wine Advocate, publicação de Robert Parker, o mais influente crítico de vinhos do mundo. Na última sexta-feira (16), em Baltimore, nos Estados Unidos, o degustador dos vinhos da América do Sul para a revista, Jay Miller, provou 35 rótulos brasileiros de 15 vinícolas (Aurora, Casa Valduga, Don Guerino, Fazenda Ouro Verde, Geisse, Lidio Carraro, Miolo, Pericó, Perini, Piagentini, Pizzato, Rio Sol, Salton, Sanjo e Santo Emílio). O evento foi promovido pelo projeto Wines of Brasil, realizado em parceria pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Bastante reservado, Jay Miller quase não teceu comentários sobre os vinhos brasileiros degustados. Após provar o Casa Perini Marselan, ele disse que “foi um bom começo”. Ainda deixou escapar que gostou muito dos espumantes moscatéis – em especial o da vinícola Aurora – e do Quinta do Seival Castas Portuguesas, da Miolo, um vinho tinto elaborado na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. “Não tinha nenhuma expectativa sobre os vinhos brasileiros, mas posso dizer que gostei”, diz ele.
No final da degustação, Jay Miller garantiu que “irá escrever sobre os vinhos brasileiros”. “Só isto já é uma prova de que ele gostou de nossos produtos”, afirma a gerente do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. “Afora é esperar pelos seus comentários e notas oficiais”, diz ela.
Andreia comenta que Jay Miller nunca havia degustado nenhum vinho brasileiro. “Ele não tinha ideia alguma sobre as regiões produtoras, as vinícolas, nada. Ele nunca esteve no Brasil, mas agora se interessou e disse estar disposto a vir”, conta Andreia.
Ao saber que o espumante Cave Geisse Brut 1998 será apresentado por Jancis Robinson na Wine Future Conference 2011, de 6 a 8 de novembro, em Hong Kong, Jay Miller ficou impressionado. O rótulo de Pinto Bandeira estará entre os 15 produtos que serão servidos por Jancis Robinson demonstrando o Brasil – ao lado de China e Turquia – como um dos países produtores emergentes no mundo. “Este espumante é um produto emblemático do Brasil”, comenta Andreia. O evento terá a presença de Robert Parker.
Confira os vinhos degustados:
Brazilian Soul 100% Pinnot Noir Aurora
Aurora Millesime Aurora
Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc Aurora
Brazilian Soul Moscatel Aurora
Casa Valduga Gran Reserva Casa Valduga
Casa Valduga Cab. Franc Casa Valduga
Casa Valduga 130 Casa Valduga
Casa Valduga Gran Reserva Nature Casa Valduga
Cave Geisse Brut Rose Geisse
Cave Geisse Brut Terroir Geisse
Don Guerino Ancelota Don Guerino
Moscatel Terranova Fazenda Ouro Verde
Grande Vindima Quorum Lidio Carraro
Lidio Carraro Elos Lidio Carraro
Lidio Carraro Elos Lidio Carraro
Lidio Carraro Dádivas Chardonnay Lidio Carraro
Miolo Merlot Terroir Miolo
Castas Portuguesas Miolo
Sesmarias Miolo
Sparkling Wine Millesime Miolo
Basaltino Pinot Noir Pericó
Perini Tannat Perini
Perini Marselan Perini
X Decima Gran Reserva Piagentini
Pizzato DNA 99 Single-Vineyard PIZZATO Vinhas e Vinhos
Pizzato Chardonnay PIZZATO Vinhas e Vinhos
Pizzato Cabernet Sauvignon 2006 PIZZATO Vinhas e Vinhos
Pizzato Concentus PIZZATO Vinhas e Vinhos
Rio Sol Brut Rose Rio Sol
Salton Desejo Salton
Salton Series Cabernet Franc Salton
Salton Talento Salton
Salton 100 anos Salton
Sanjo Nubio Sauvignon Blanc 2010 Sanjo
Santo Emílio Leopoldo Santo Emilio

Nenhum comentário: