quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pioneirismo da Vinícola Dunamis










Gabriela Fontoura Brasil













Julio Cesar Kunz







José Antônio Peterle

Fotos DU/JN
................
José Antônio Peterle, proprietário da Vinícola Dunamis, de Dom Pedrito, e sua equipe, realizaram uma degustação pioneira e inédita, dia 13, em Porto Alegre. Sob o comando do enólogo Julio Cesar Kunz, diretor-técnico da vinícola, foram apresentadas 10 amostras a consumidores, sommeliers, jornalistas e enófilos para que, com suas opiniões, auxiliem na escolha dos vinhos e cortes da safra 2011 que serão colocados no mercado em 2012. Foi muito interessante e instigantes o processo. E, depois, fechou-se a noite com o Pinot Grigio que a vinícola vai colocar no mercado, acompanhando um excelente churrasco de picanha de novilho e paleta e carré de cordeiro, trazidos especialmente lá de Dom Pedrito e assados pelo filho mais jovem do Peterle, que se mostrou um excelente assador.
Entre os presentes, provando as amostras e dando nota este bloguista, o jornalista Afonso Ritter, o Ario Roberto Mazzei e muita gente mais. O jornalista Orestes de Andrade Jr. Ajudou Peterle e sua equipe a receber os convidados e a conduzir a degustação. Também presente a Gabriela Fontoura Brasil. Valeu a pena. Antes, Antonio Peterle e Julio Kunz fizeram uma preleção sobre o projeto.
Fundada com o espírito livre e descomplicado, a “Dunamis, Vinhos e Vinhedos” realizou, em agosto e setembro, a escolha dos cortes de seus novos vinhos consultando consumidores e especialistas em quatro cidades brasileiras: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Caxias do Sul e Porto Alegre. “Para nós, a opinião dos apreciadores de vinhos é tão ou mais relevante do que a do enólogo e da equipe técnica da empresa”, afirmou o agropecuarista gaúcho José Antônio Peterle, diretor-proprietário da Dunamis. “Ninguém é Deus para decidir sozinho sobre um produto democrático como o vinho, capaz de reunir e aproximar amigo em torno de uma bebida prazerosa e divertida”, afirmou.
Como expliquei, as degustações informais foram promovidas pela Dunamis com jornalistas, críticos, sommeliers e consumidores em geral. Nas provas, foram oferecidos para apreciação às cegas duas opções selecionadas pela equipe técnica da empresa dos novos rótulos a serem lançados a partir do próximo ano.
1. Dunamis Cor (tinto) safra 2011, assemblage de Merlot com Cabernet Franc
2. Novo varietal da linha superior Dunamis Merlot
3. Novo varietal da linha superior Dunamis Cabernet Franc
Depois, foi apresentado o novo lançamento da Dunamis, voltado para exportação: Dunamis Pinot Grigio, safra 2011. Peterle lembrou, inclusive, que eu havia lamentado que ele exportaria tudo e nos deixaria sem este belo vinho, mas ele garantiu que uma parcela será destinada ao mercado interno.
Simplificar. Facilitar. Descomplicar. Este é a proposta da Dunamis. Por isso, as tradicionais indicações de temperatura e, especialmente, as dicas de harmonizações, não aparecem nos rótulos e contrarrótulos. De propósito. “Queremos simplificar o consumo, comunicando que nossos vinhos são feitos para pessoas que gostam de transformar momentos comuns em ocasiões especiais”, afirmou Peterle. “A nossa marca é disseminar a simplicidade na experiência de consumo, sempre com irreverência, diversão e prazer”.
Esta filosofia inovadora – da sofisticação sem chateação – se traduz nos nomes curtos e nas elegantes e ao mesmo tempo surpreendentes embalagens dos vinhos lançados. “Os vinhos Dunamis são elaborados para pessoas satisfeitas, de bem com a vida, em momentos relaxados, de puro prazer”, observa o diretor-executivo da Dunmais, Júlio César Kunz. Cada garrafa traz no seu logotipo uma mensagem ao consumidor.
O vinho tinto Dunamis Cor “celebra a vida através da arte”. O vinho branco Dunamis Ser “existindo enquanto essência de algo”. E o vinho rosé, que será lançado no final de 2011, Dunamis Tom “estimula a inspiração através da musicalidade”. “São conceitos que, de imediato, estimulam a troca de ideias e impressões das pessoas reunidas em torno do nosso vinho”, explica Kunz. De fato, não precisa mais nada.
A Dunamis é o novo empreendimento do agropecuarista gaúcho José Antônio Peterle. Depois de quase 30 anos como produtor rural, plantando arroz, criando gado e cultivando maça, Perterle iniciou, em 2002, um novo projeto para a produção de uvas viníferas. Os vinhedos, todos em espaldeira, foram plantados em 15 hectares de Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, e em 10 hectares em Cotiporã, conhecida como a Jóia da Serra Gaúcha, na divisa com Veranópolis, capital nacional da longevidade. Com o sucesso dos vinhos do terroir Dom Pedrito, Peterle vai ampliar a área de vinhedos em, pelo menos, mais 10 hectares.
Esta é a origem dos vinhos finos de alta qualidade Dunamis, que recebeu R$ 5 milhões em investimentos, que deve dobrar nos próximos cinco anos. Com apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho desde 2005, foram e estão sendo identificadas as variedades de uvas que melhor se adaptam às áreas de cultivo da Dunamis. Em um hectare, por exemplo, são cultivadas mais de 50 variedades de uva para avaliar quais se adaptam melhor ao terroir de Dom Pedrito. O enólogo chileno Mario Geisse é consultor técnico da Dunamis desde 2008.
Vinhos já lançados pela Dunamis
 Dunamis Cor Merlot/Cabernet, safra 2008 – esgotado
 Dunamis Ser Sauvignon/Chardonnay, safra 2010
 Dunamis Cor Merlot/Cabernet, safra 2009
Próximos lançamentos já definidos
 Espumante Moscatel Ar, safra 2010 – método Charmat – para setembro de 2011
 Espumante Brut Ar, safra 2010 – método Charmat – para setembro de 2011
 Dunamis Varietal Pinot Grigio – da linha superior (ainda sem nome) exclusivo para exportação
Estão deparabéns o José Antônio Peterle, a Gabriela Fontoura Brasil, o Julio Kunz, o Orestes de Andrade Jr. e os demais membros da equipe Dunamis pelo sucesso da iniciativa. Em outubro, deveremos conhecer os vinhos resultantes de nossos palpites.

Nenhum comentário: