terça-feira, 27 de setembro de 2011

Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2011 foi uma grandiosa festa


Governador Tarso Genro prestigiou e anunciou boas notícias para os vitivinicultores


Foi grande presença feminina no evento maior do vinho brasileiro



Christian Bernardi, presidente da Associação Brasileira de Enologia, comandou o evento

Fotos Gil Gomes
............
A 19ª Avaliação Nacional do Vinho Safra 2011, realizada, dia 24, em Bento Gonçalves, mostrou que o vinho desta safra será de alta qualidade e que a produtividade dos parreirais foi excelente, resultado de um clima com frio, calor e chuva nas horas certas. Passei dois dias maravilhosos em Bento Gonçalves, provando os 16 vinhos mais característicos da safra, num evento digno de constar no Livro dos Recordes Guiness, como sugeriu o crítico italiano Roberto Rabachino, e, depois, visitando algumas vinícolas de velhos amigos, que conquistei em mais de 40 anos de visitas à região gaúcha do vinho.
A promoção da Avaliação Nacional de Vinhos é da Associação Brasileira de Enologia, cujo presidente, enólogo Chirstian Bernardi, foi incansável para que tudo desse certo e deu, com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho, cujo pessoal esteve sempre presente: o presidente Julio Fante, o diretor executivo Carlos Paviani, os gerentes Andréia Gentilini e Diego Bertolini, o coordenador de imprensa Orestes de Andrade Jr, e da Embrapa, muito bem representada pelo meu amigo enólogo Mauro Celso Zanus. Os degustadores estrangeiros ficaram impressionados com o tamanho da degustação, com o número de pessoas (820), de amostras (383) e de empresas participantes (72). Excelente o trabalho da jornalista Lucinara Masiero e sua equipe na cobertura da festa e no atendimento dos jornalistas que foram a Bento Gonçalves.
Vamos, então, aos resultados:
Gente de todos os estilos, vindos de 18 estados brasileiros e oito países, degustaram os 16 vinhos selecionados entre os 30% representativos da Safra 2011. Eles chegaram de todas as partes do Brasil e do mundo. Os estilos foram os mais variados. Em menor número, porém crescendo a cada edição, as mulheres marcaram presença e mostraram que entendem de vinho. Os mais experientes, já acostumados com o evento, foram se aproximando, escolhendo o melhor lugar e procurando pelos amigos conquistados em anos anteriores. No meu caso, João Valduga, Antônio Dal Pizzol, Lucindo Copat, Daniel Salton, Antonio Czarnobay, Dirceu Scottá, Dario Crespi, Cleber Andrade, Geyce Salton, Darci e Adriano Miolo, Gabriela Jornada, Andréia Debon, Firmino Splendor, Isadora Pötter e muitos outros que a memória não guardou.
Já os estreantes, atentos e curiosos, aguardaram, quietos, o início das atividades. Mas todos, sem exceção, atraídos por uma paixão inebriante, querendo mesmo degustar os 16 vinhos brasileiros selecionados entre os 30% representativos da Safra 2011. Eram 820 amantes do vinho em expectativa. Assim foi a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011, realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

A qualidade da safra 2011 foi degustada na taça por 820 apreciadores de vinho de 18 estados brasileiros (Amapá, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Fortaleza, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe) e oito países (Argentina, Brasil, Chile, França, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai). Este número posicionou a edição como a maior de todas, inclusive pelo número de amostras: 383 vinhos inscritos (48% mais que a edição anterior) por 72 vinícolas.

Num silêncio absoluto, esta imensa confraria degustou um a um dos 16 vinhos selecionados. A cada amostra degustada às cegas, um comentário foi feito por um dos especialistas convidados. O 16º comentarista foi sorteado entre o público. Somente no final do evento o público conheceu a relação dos 30% representativos e os 16 vinhos selecionados para a degustação.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora do evento -, enólogo Christian Bernardi, abriu a programação destacando a grandiosidade da promoção. “A Avaliação Nacional de Vinhos é uma importante ferramenta para os produtores, além de ser uma vitrine dos vinhos brasileiros”, disse. Em um breve resgate histórico, homenageou a própria ABE que está completando 35 anos de atividades.
A ABE também aproveitou a oportunidade para apresentar a 3ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, publicação que traz 11 trabalhos inéditos que vêm preencher uma lacuna existente em torno do assunto, contribuindo para a formação e informação de enólogos e de mais profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho. Completando seus 35 anos, a ABE, promotora do evento, aproveitou a realização da Avaliação para apresentar sua nova logomarca. Assim como o vinho, a identidade visual traz a evolução do setor. Moderna, traduz a complexidade do universo dos vinhos. O bordô do vinho e o verde e amarelo do Brasil se unem por um círculo que traz a figura do enólogo em ação. Elementos que se entrelaçam em torno da contemporaneidade, união e nacionalidade, mas que representam muito mais do que uma representação gráfica.
O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Adão Villa Verde e o enólogo João Vignatti foram homenageados pela ABE com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasil e Enológico, respectivamente. Idealizado pela entidade ainda na primeira edição do evento, em 1993, o troféu faz distinção aqueles que contribuem para a promoção e valorização dos vinhos do Brasil.

Nenhum comentário: