quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Grandes vinhos da Guatambu numa noite de referências do Pampa



Mariela Taniguchi e Lu Móglia


Luciana Móglia e Afonso Ritter


Valter José e Carlos Sperotto junto aos arreios que incrementaram a decoração




Alejandro Cardozo, enólogo uruguaio da Guatambu


Isadora, Valter José, Nara e Gabriela no Vilaró
Fotos DU/JN
............

Um excelente jantar marcou, dia 27, a introdução dos vinhos da Guatambu nos card´pios dos restaurantes Vilaró e Parrilla Del Sur, de Mauro Pils. A família Pötter – Valter José, Nara, Gabriela e Isadora -, da vinícola Guatambu, receberam muito bem, como sempre, e apresentaram seus vinhos de qualidade. O ambiente do restaurante Vilaró (rua Fernando Gomes, 140, Porto Alegre) teve sua decoração incrementada, com a colocação de um suporte para arreios e sobre ele, os instrumentos de trabalho típicos do gaúcho da Campanha: bastos, pelegos, mango, freio, laço e rédeas, caracterizando que a Guatambu é uma “estância do vinho”. Os presidentes da Farsul, Carlos Sperotto, e da Assembléia Legislativa-RS, deputado Adão Villaverde, além dos jornalistas Lu Móglia, Mariela Taniguchi, Afonso Ritter, Décio Azevedo e Wolmer Jardim estiveram no evento, organizado com o apoio de Maria Amélia Duarte Flores. O enólogo uruguaio Alejandro Cardozo, responsável pelos vinhos da Guatambu, bem como Gabriela Pötter, apresentaram os vinhos.
A noite foi muito especial. Ingredientes autênticos como carne, mel e arroz, passaram por uma releitura da tradicional gastronomia gaúcha, harmonizados com o mais novo elemento do pampa, o vinho. O menu aliou sabores de estância, alta gastronomia e o charme do bairro Moinhos de Vento para a apresentação ao público dos espumantes Poesia do Pampa e o ícone Guatambu Extra Brut.
Começamos com boas-vindas do espumante Poesia do Pampa Brut. Depois, a entrada, acquarela de pães e pastas, harmonizada com Luar do Pampa Gewurztraminer 2011. O primeiro prato foi mini risoto El Brujo, com espumante Guatambu Extra Brut Champenoise; o segundo, entrecot com cebolas glaceadas e Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2009. Finalmente, a sobremesa, banana campeira com mel e sorvete de creme, harmonizada com espumante Poesia do do Pampa Demi-Sec.
Valter José Pötter ficou emocionado com a homenagem de Mauro Pils, que não só colocou os vinhos da Guatambu nas cartas dos seus dois restaurantes famosos, mas, também, na Carta do Vilaró, dedicou-lhes uma página inteira, a primeira da Carta, com direito a foto de todos os produtos já lançados pela vinícola de Dom Perito. Valter anunciou que 2012 será um marco para a história da Estância Guatambu, quando será inaugurada sua vinícola, um belíssimo prédio em estilo espanhol das antigas estâncias da Campanha, e que inovará a atividade de enoturismo na região. A Estância Guatambu há 50 anos é uma referência internacional na agricultura e pecuária das raças hereford e braford e, agora, inicia uma exitosa caminhada no setor vitivinícola, cujo primeiro vinho, o Cabernet Sauvignon Rastros do Pampa, foi lançado em 2009.

Nenhum comentário: