quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Doação de carneiros texel transfere tecnologia genética aos pequenos produtores


Proprietários da Cabanha Forqueta entregam carneiros para pequenos proprietários
Foto: Cláudia Lorscheitter/Especial Expointer
...........

Paulo de Tarso dos Santos Martins, um dos incentivaores da ovinocultura, está sempre colaborando com este blog. Se lê alguma coisa interessante, manda. Hoje,, mandou um texto de Eliana Freitas exatamente sobre minha terra, Livramento. Ei-lo:
“A Cabanha Forqueta, de Santiago, deu exemplo de solidariedade e interesse no desenvolvimento de qualidade entre os pequenos criadores, por meio da doação de sete carneiros da raça Texel, com cerca de um ano de idade. Os animais destinados a diferentes famílias de Santana do Livramento.
O ato de doação foi feito na tarde deste sábado (03), na sede da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), e foi assinado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e pela proprietária da Cabanha, Iara Chagas Castiel, sua filha Adriana Castiel de Matos e o genro José Thiago Machado de Matos. Também participaram da solenidade, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Elton Weber, e o diretor técnico da Fepagro, Luciano Kaiser Vargas.
O secretário Luiz Fernando Mainardi registrou sua satisfação ao assinar o ato, que segundo ele deveria contagiar centenas de produtores em condições de copiar a ideia da Cabanha Forqueta. Ele destacou que o mais importante é acreditar no progresso do Projeto da Ovinocultura, integrando pequenos pecuaristas nesse processo, o que dará continuidade às pesquisas feitas pela Fepagro e pela Ufrgs, em Viamão, e certamente será fortalecida na unidade da Fepagro, de Livramento. Para ele, o ideal é que estes sete carneiros doados sejam incluídos num programa de inseminação, devido ao alto padrão genético desses animais.
A proprietária da Cabanha Forqueta, Iara Chagas Castiel, considerou este um dia especial por levarem aos pequenos produtores o resultado de sua luta e a pré-disposição de transferir a outros criadores a genética de sua cabanha. Considera que é necessário fazer com que os que têm mais oportunidades permitam a mesma condição a outros. E, para que isso prolifere e se torne uma prática copiada por outros criadores, os proprietários da Cabanha Forqueta se propõem a auxiliar grupos de pequenos agricultores nesse encaminhamento.”

Nenhum comentário: