domingo, 1 de maio de 2011

Safra de uva será recorde, conforme o Ibravin

Já comentei aqui no Blog, mas, agora, o Ibravin oficializa o tamanho da safra 2011. Até agora, as empresas do Rio Grande do Sul já informaram a colheita oficial de 550 milhões de quilos. Estimativa do Ibravin aponta uma safra acima de 650 milhões de quilos.
A safra de uva deste ano será a maior da história. A previsão de recorde feita pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) em janeiro deste ano, no início da colheita, deve se confirmar, conforme nova projeção da safra atual, que, até o momento, registra 550 milhões de quilos de uva colhidos e informados oficialmente pelas empresas vinícolas do Rio Grande do Sul. A média de crescimento do volume declarado até o momento é de 25%. Assim, o Rio Grande do Sul, principal estado produtor de uva do País, deve ter uma colheita de 650 milhões de quilos, acima dos 640 milhões de quilos calculados pelo Ibravin no começo da safra.
Na safra anterior, de 2010, foram colhidos 527 milhões de quilos de uva nos parreirais gaúchos, responsáveis por cerca de 90% da produção brasileira de uva e derivados. Até agora, a maior safra da história é a de 2008, que teve a colheita de 634 milhões de quilos de uva. “Além da alta produção, que vai gerar um aumento considerável na elaboração de vinhos, espumantes e suco de uva, devemos comemorar a boa qualidade da uva colhida, especialmente a precoce e a tardia”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante.
Em termos qualitativos, a safra deste ano sofreu a ocorrência do fenômeno La Niña, que trouxe em clima mais seco, com menos incidência de chuvas. “A maior experiência e as novas tecnologias implantadas pelas empresas também contribuem para elaboração de produtos de qualidade superior”, argumenta.
O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, lembra que o aumento da safra de uva também está relacionado às novas regiões de cultivo implantadas nos últimos anos e que só agora entram definitivamente em produção. “Expandimos a área produtiva de uva na serra gaúcha e em outras regiões, como a campanha, a serra do sudeste e inclusive o norte do Estado”, enumera.

Nenhum comentário: