quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Vinícola Aurora celebra mais uma safra excepcional



Aqui, em Pinto Bandeira, a Aurora pretende erguer cantina só para espumantes
Foto DU/JN

Norma Ramos, da assessoria de imprensa da Vinícola Aurora está confirmando algo que já escrevi aqui: o pessoal celebra o resultado parcial da safra 2013 com entusiasmo. As condições climáticas ideais, de muito sol e baixíssima incidência pluviométrica, possibilitaram um perfeito amadurecimento das uvas, precoces e intermediárias, que chegam à vinícola exuberantes, com qualidade excelente e já são comparadas às de 2012, ano de safra excepcional em desempenho qualitativo.
De acordo com o enólogo Flávio Zílio, as uvas precoces – Chardonnay, Riesling e Pinot Noir - já foram colhidas em sua totalidade e chegaram à vinícola com grande complexidade, riqueza aromática e acidez correta. Da mesma forma, as variedades intermediárias que estão sendo entregues na vinícola pelos produtores associados da cooperativa sinalizam grandes vinhos. “Estamos recebendo Merlot e Tannat excepcionais, com perfeita maturação de taninos, acidez equilibrada, rica concentração de cor e aromas intensos”, revela Zílio. “De tudo o que recebemos até agora, podemos dizer que de nossos espumantes aos vinhos tranqüilos varietais e os reservas, todos terão altíssima qualidade”, comemora o enólogo.
A Aurora Pinto Bandeira já encerrou sua colheita, nos 18 hectares plantados de Chardonnay, Pinot Noir e Riesling para elaboração de vinhos com Indicação de Procedência. É certo que as condições climáticas da safra 2013 estão muito semelhantes às da excepcional 2012. Porém, segundo Flávio Zilio, impressiona a constância e o padrão de qualidade das uvas dessa propriedade da Aurora na região mais alta da Serra. “Estamos engarrafando vinhos brancos da safra 2012 de Pinto Bandeira e os da 2013 estão em elaboração, e percebe-se nos dois a mesma riqueza e exuberância”, conclui.
O que estou esperando são informações de Além Guerra, diretor-geral da Aurora, sobre os trabalhos de construção de uma cantina em Pinto Bandeira, que será dedicada exclusivamente à produção de espumantes. Conversei com a Débora Ribeiro, da Eco de Informação, em São Paulo, durante o desfile da escola de samba Vai Vai, e ela me disse que ainda não recebeu nenhuma informação sobre o início das obras em Pinto Bandeira.

Nenhum comentário: