segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Uma nova idéia sobre cordeiro e Tannat em Santana do Livramento

Tannat Amat, um dos 1001 vinhos que se deve beber antes de morrer, é do terroir Rivera-Livramento dos Carrau


Vinhas Velhas Tannat 2011, elaborado com videiras de mais de 35 anos, na Almaden, em Livramento, é outro grande vinho


O Tannat 2004 é um dos grandes vinhos do Gladistão e da Rosana na Coxilha de Santana, um vinho seco, de coloração rubi-violácea intensa, com bouquet pronunciado e aroma de frutas vermelhas, que caracteriza o estilo regional dos vinhos tintos produzidos aos pés do cerro de Palomas, no paralelo 31.

O Florêncio Assis Pereira Teixeira, meu amigo no Facebook, mandou a seguinte mensagem: “Danilo, nossa idéia é fazer um festival do Cordeiro, dando o pontapé inicial com cozinheiro tipo Danilo, que viriam fazer o seu prato, com isso trazendo gente para provar, dar notas, pois vejo sempre nos jornais o pessoal do União fazendo pratos diferentes, e não são cozinheiros profissionais, seria uma forma de divulgar nosso produto, quem sabe junto com o vinho que hoje temos com qualidade. Ontem vi uma noticia que me alegrou, o novo prefeito Glauber comunicando um festival em parceria com Rivera para 2014, justamente sobre o cordeiro e o vinho, quem sabe ele abrace nossa idéia, quem sabe tu leve adiante essa mesma e coloque pra eles, o peso seria outro."
Resposta – Meu amigo Florêncio, tenho muito medo de promover eventos com meus conterrâneos. Há alguns anos, montamos um Festival de Cordeiro e Vinho, com grandes patrocinadores nacionais, e trouxemos público de vários estados do nordeste, interessados pela promoção (colocamos anúncio até em Veja). Foi um sucesso de público e um fracasso como festa. Faltou cordeiro e faltou vinho. Os empresários locais, com exceção dos meus amigos Claudino Loro, David Martins e Cláudio Arteche, não colaboraram. Agora, recentemente, fui contatado por um vereador que estava interessado em fazer algo semelhante, pois Livrameno é a Terra da Ovelha, com o maior rebanho do estado. Ele telefonou, mandou mensagens e, depois, simplesmente, sumiu, não deu mais notícias. Certa vez, levei 8 deputados estaduais a Livramento, para discutir os problemas da cidade e da região, na Associação Comercial e Industrial. Sabe quantos empresários santanenses havia no plenário? Quatro!
Estou à disposição para mais uma tentativa – sou persistente! -, mas gostaria que a coisa fosse muito bem organizada. Quem sabe tu topas a minha idéia de fazer aí em Livramento, numa época em que já exista cordeiro da safra, uma Festa Internacional de Tannat e Cordeiro? Juntando as vinícolas de Livramento e Rivera, creio que já existem, pelo menos, cinco excelentes Tannats na região, entre os quais Miolo, Carrau e Coxilha de Santana. Tenho certeza que meus amigos Javier Carrau, Adriano Miolo e Gladistão Omizzolo e Rosana Wagner apoiarão esta idéia. Já pedi ao sommelier uruguaio Daniel Arraspide que me indique outros Tannats produzidos em Rivera. Sei que tem.Os cordeiros, certamente, serão fornecidos pelo Núcleo Santanense de Criadores de Texel – embora outras raças sejam benvindas – comandado por David Fontoura Martins, Claudino Loro, Cláudio Arteche, Orlando Martins e outros. Vamos conversar?







Nenhum comentário: