quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Vindima 2013 - 09 - A grande festa de Moysés Michelon



                            Jornalistas Luciana Leite e Mariana Perini no jogo de damas com taças de vinho
                            Foto Cristiane Moro/Conceitocom Brasil

                                Farta comida na Festa da Vindima 2013
                                Foto Giovani Nunes



                               Até as crianças curtem a festa da Vindima
                               Foto Cristiani Moro

                               A Rainha Letícia Dal Magro pisou as primeiras uvas
                               Foto Giovani Nunes



                       Moysés Michelon e dona Leonora Michelon, o grande incentivador da Festa da Vindima
                       Foto Giovani Nunes

Se existe alguém, no Vale dos Vinhedos, a quem a região deve um grande impulso no turismo, nos últimos anos, é Moyses Michelon, ex-proprietário e presidente da grande indústria de massa Isabela, que a vendeu, há alguns anos, comprou uma grande área área no Vale dos Vinhedos e ali construiu o majestoso Hotel Villa Michelon. Além de atender o hotel, em companhia da filha, Moysés está sempre criando eventos e promovendo festas para atrair turistas e divertir a comunidade. Uma destas festas é a Abertura da Vindima, este ano realizada dia 2 de fevereiro, sábado, na igreja vda comunidade de Linha 8 da Graciema. Não deu para colher as uvas, porque estava chovendo, mas houve pisa de uvas, muita música, dança, pão, queijo, copa, salame e vinho. Várias vinícolas da região montam pequenos estandes e ali oferecem seus produtos gratuitamente para os visitantes. Pisa das uvas, artesanato, celebração religiosa, produtos coloniais, jogos típicos, degustação de vinhos, espumantes e suco de uva e muita música marcaram a abertura oficial da vindima 2013 no Vale dos Vinhedos.
A jornalista Lucinara Masiero é quem conta: As pessoas iam chegando de todas as partes. Turistas de diversos estados brasileiros, inclusive do exterior, se misturavam em meio a pessoas da comunidade, autoridades, políticos e imprensa. Todos queriam acompanhar a abertura oficial da vindima no Vale dos Vinhedos, realizada no no Salão da Comunidade 8 da Graciema numa promoção do Hotel Villa Michelon com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). A festa reuniu mais de 250 pessoas que participaram de diversas atrações em mais de cinco horas de muita alegria, diversão e cultura.
A Banda Marialves de Pinto Bandeira abriu a festa com músicas folclóricas italianas. Ao abrir oficialmente o evento, o diretor do Hotel Villa Michelon, Moysés Michelon, disse que toda vindima é muito mais do que a colheita da uva. “A vindima representa uma colheita de emoções, experiências e muita alegria. E celebrar a vindima é preservar nossa história”, destacou. O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, celebrou a colheita, lembrando que ela é o resultado de um ano de trabalho. “O vinho nasce no vinhedo junto com a colheita. E se todo empenho resulta em uvas de qualidade, certamente teremos vinhos de excelência”.
A colheita da uva que estava programada para o Parreiral Modelo teve que ser cancelada em razão do mau tempo. Mesmo assim, a festa não perdeu o brilho. A princesa do Vale dos Vinhedos, a linda Letícia Dal Magro, iniciou a pisa das uvas colhidas pela equipe do hotel, sendo seguida por muitos. Em frente ao salão, a atração pode ser compartilhada por crianças e adultos que participaram da brincadeira.
Além da alegria sempre presente no evento, a religiosidade, que faz parte do cotidiano de quem mora no Vale dos Vinhedos, também integrou a programação com uma celebração religiosa conduzida pelo padre Darci Camatti. Em seguida, os atores Nina Picoli e Enrique Estivalet apresentaram “Cenas da Fenavinho”, um esquete que relata a história do evento responsável por projetar Bento Gonçalves em torno da cultura do vinho.
O filó italiano iniciou com a apresentação do Coral Vale dos Vinhedos, além da degustação de vinhos, espumantes e suco de uva de 15 associados à Aprovale (Larentis, Casa Valduga, Miolo, Torcello, Don Laurindo, Suvalan, Dom Cândido, Pizzato, Battistello, Peculiare, Famiglia Tasca, Aurora, Milantino, Almaúnica, Gran Legado), produtos coloniais e tradicionais jogos típicos como a mora e a bisca. Uma das atrações que sempre faz sucesso é o jogo de damas de vinho, em que as peças são taças de vinho branco e tinto. Quem vai “comendo” as peças tem que beber o vinho da taça.
A Orquestra de Gaitas de Santa Tereza complementou as atrações artísticas, assim como o Coral Salute al Brasile, de Monte Belo do sul e o Grupo Náni de Farroupilha. O evento integrou o 4º Bento em Vindima que segue com atrações até 17 de março quando acontecerá a 2ª Rústica Vale dos Vinhedos.

Nenhum comentário: