quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Grandes chefs harmonizam vinhos brasileiros com suas criações na Madrid Fusion



                                 Vinhos brasileiros na Madrid Fusion, na Espanha
                                 Foto Ibravin

Perini, Peterlongo e Salton doaram vinhos servidos em evento tido como referência internacional para profissionais da alta gastronomia. A estreia da parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) para inclusão dos vinhos nacionais nas ações de promoção internacional do órgão federal não poderia ter sido em melhor palco: o Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusión, realizado em janeiro, na Espanha, está em sua 11ª edição e é tido como o Oscar da gastronomia por atrair chefs de grande gabarito.
A cozinha verde amarela foi defendida no estande brasileiro por seis chefs: Mônica Rangel, Tereza Paim, César Santos, Dalton Rangel, Flávia Rangel e Wanderson Medeiros. As criações puderam ser degustadas pelos participantes acompanhadas de rótulos das vinícolas Perini (tinto fino Merlot), Peterlongo (espumante moscatel) e Salton (espumante brut método tradicional).
Fechando o evento com chave de ouro, a Embratur promoveu um jantar no famoso mercado San Antón com a participação de 60 convidados - entre jornalistas e formadores de opinião – para apresentação do menu Copa das Confederações. Os pratos, elaborados em uma cozinha show com telão onde eram passados vídeos turísticos sobre as cidades sede do torneio esportivo, foram harmonizados dos vinhos nacionais.
A diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, destaca que este ano estão previstas a realização de aproximadamente 14 ações em parceria com a Embratur. “Elas representam uma grande oportunidade de estimular o turismo brasileiro por meio da cultura brasileira, da qual o vinho e o enoturismo também fazem parte”.
Realizado entre os dias 21 e 23 de janeiro, o Madrid Fusión tem como objetivo mostrar a vanguarda culinária, propiciar a aproximação das cozinhas do mundo, fomentar o debate e a reflexão sobre a gastronomia e os múltiplos âmbitos a ela vinculados – como a enologia, indústria de alimentos, inovação tecnológica, pesquisa científica e novos modelos de negócio – com demonstrações ao vivo de cozinha dos chefs mais relevantes do panorama internacional, apresentações e debates. Em paralelo a essas demonstrações, acontecerão degustações, seminários, concursos, homenagens e almoços.
A participação no Madrid Fusión fez parte da Semana do Brasil na Espanha. Além do Ibravin, as ações da Embratur no congresso, assim como nos outros eventos, também recebem o apoio da Associação Brasil à Mesa e com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).



Nenhum comentário: