segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vindima 2013 - 27 - Terrasul, vinhos da serra e de Pinheiro Machado



                               Volmar Salvador e PauloTonet, na Vinícola Terrasul
                                Foto DU/JN
A Vinícola Terrasul nasceu, na verdade, na cidade de Pinheiro Machado, entre as regiões da Campanha e da Serra do Sudeste, quando seus proprietários compraram antiga propriedade da Companhia Vinícola Riograndense, a famosa Granja União, desbravadora daquela área para as atividades vitivinícolas. Depois, adquiriram um prédio, também da antiga Granja União (a empresa possuía unidades em vários municípios do Rio Grande do Sul), em Flores da Cunha, e ali instalaram a cantina, na qual trabalham 670 toneladas de uvas, produzindo 120 mil litros de vinhos finos e 2,5 milhões de vinhos de mesa. A maior parte das uvas vem da área de 66 hectares plantada em Pinheiro Machado, onde toda extensão é 300 há.
Os proprietários, Paulo Tonet e Volmar Salvador, nos receberam com um Chardonnay 2012, sem chaptalização, sem madeira, bastante potente, com 13° de álcool, vendido a R$ 25,00.
Depois, bebemos um Malvasia de Candia 2012, vinho que eu não provava há muitos anos, desde o fechamento da Granja União, que deve ser consumido jovem, branco seco, de cor amarelo ouro com tons esverdeados, aroma frutado de limão, pêssego, abacaxi e marmelo, além de rosas e flores vermelhas. O preço deve andar em torno dos R$ 27,00. A vinífera é de origem italiana cultivada nas regiões de Piacenza e Parma. O Malvasia de Cândia Terrasul tem sua uva cultivada na Vinhedos San Felício em Pinheiro Machado.
E, finalmente, um espumante Brut Terrasul, elaborado com uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico cultivadas na cidade de Pinheiro Machado, cremoso e refrescante, amarelo dourado, perlage intensa, com borbulhas leves e finas, aromas intensos e maduros, frutado, com toques de maçã, maracujá e pêra, alguns outros aromas provenientes da fermentação como o de pão e leveduras, sabor equilibrado, refrescante e bem estruturado, cremoso com toques frutados e média a alta persistência.

2 comentários:

ANDRÉ OSCAR disse...

Parabens ao Paulo e ao Salvador

André Oscar

Katina disse...

Tomei ontem o Chardonnay 2014 deles no La Cantinetta em Otávio Rocha e foi o melhor chardonnay da viagem, melhor inclusive que um Saint Romain de Rougeot que trouxe de NYC no ano passado.