domingo, 1 de maio de 2011

Luiz Argenta promete "vinho inédito"

A Vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha, anunciou a produção de um vinho “inédito no Brasil”, seria “o primeiro vinho brasileiro do tipo Amarone”. Não creio que este pioneirismo seja da Luiz Argenta. O Luiz Carlos Baricchello já produz, há muito tempo, em sua Vinícola Villa Bari, na Vila Nova, em Porto Alegre, vinhos com uvas super passadas e desidratadas, característica dos Amarone. Baricchelo se deu tão bem com seus vinhos que é difícil encontrá-los no Brasil, pois a maior parte da produção é exportada diretamente para Nova Iorque. Parte das uvas colhidas na Vila Bari é colocada em caixas vazadas e depositada em camara de secagem climatizada, com controle de temperatura e umidade, para o processo de passificação.
Em sua informação, a Luiz Argentina diz que os apreciadores de vinho terão que esperar até 2015 para experimentar o primeiro vinho do tipo Amarone produzido no Brasil. Tradicional da Itália, a bebida está sendo elaborada com exclusividade pela vinícola Luiz Argenta, especialista em vinhos finos e espumantes, com sede na cidade serrana de Flores da Cunha.
Foram colhidos 1,8 mil Kg de uvas (80% Merlot e 20% Cabernet Franc) que originarão apenas 600 litros da bebida, que deve ficar pronta em quatro anos. Isso porque, depois de vinificado, o vinho passará por dois anos em barricas de carvalho franceses e mais dois anos de maturação em garrafa.

Nenhum comentário: