terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Vinho gaúcho em churrascarias nos EUA
A promoção do vinho brasileiro no exterior atacará, pela primeira vez, os consumidores. Desde a sua criação, em 2003, o projeto setorial integrado Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), concentrou as suas ações em feiras e eventos dedicados a compradores e distribuidores pelo mundo afora. A partir do próximo ano, o consumidor final será estimulado a conhecer e degustar os vinhos made in Brasil, que conta com 90% da produção instalada no Rio Grande do Sul. A gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, revela que em 2010 será realizada uma ação promocional e comercial em 40 das 200 churrascarias brasileiras existentes nos Estados Unidos. “Além de despertar no consumidor americano o interesse em conhecer os Vinhos do Brasil, queremos aumentar as vendas e a visibilidade das vinícolas brasileiras”, afirma.O potencial de comercialização dos vinhos brasileiros alcança US$ 1 milhão. O cálculo é simples, conforme Andreia. Cada uma das 40 churrascarias que serão trabalhadas pelo Wines From Brazil em 2010 possui um volume de compras médio anual de US$ 11,5 milhões de dólares. “Se elas adquirirem 10% deste volume de vinhos brasileiros, teremos US$ 1 milhão em vendas diretas somente para as churrascarias, sem considerar os demais canais de comercialização”, explica Andreia. O potencial deste mercado é ainda cinco vezes maior. Atualmente, existem duas centenas de churrascarias brasileiras nos Estados Unidos, que compram em média 300 caixas de vinhos cada uma por mês. O preço médio de cada caixa com 12 garrafas é de US$ 80. “Existe um potencial de compra de U$ 57,6 milhões de dólares por ano”, calcula Andreia.
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