quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Boas práticas de fabricação

A Vinícola Salton realizou em novembro o primeiro treinamento de Interpretação da Instrução Normativa 05/2000 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para capacitar sua equipe de segurança de alimentos nos requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF). As BPF visam garantir um ambiente seguro para o processamento de alimentos e bebidas, através de uma série de sub-programas direcionados para higiene do ambiente, higiene pessoal, controle de pragas, potabilidade da água, entre outros aspectos.
A vinícola de Bento Gonçalves antecipa um tendência diante da perspectiva de publicação de um decreto que exija a implantação de um programa de qualidade na produção de vinhos e derivados de uva, a exemplo do decreto 6871/2009, publicado em junho, que torna obrigatória a implementação de um programa permanente de Boas Práticas de Fabricação para bebidas em geral.
Além de seguir as novas normas exigidas, a atividade, que teve duração de 16 horas e foi ministrado pelas empresas Simpli Inteligência para Alimentos e Konrad Sistemas de Competitividade, também apoia o processo de implementação da norma ISO 22000 Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos.

Um comentário:

Prof. Jairo Brasil disse...

Fico muito feliz em ver empresas da região serrana gaucha iniciarem adequação às Boas Práticas de Fabricação, já que estive na região pelo SEBRAE em 2008 realizando palestra de sensibilização aos membros da cadeia produtiva local. Naquela oportunidade observei um interesse muito grande por parte do empresariado, na busca de conhecimentos e uma grande preocupação em se adequarem às exigencias legais e fortalecerem a marca de seus produtos. PARABÉNS À SALTON E A TODOS OS VITIVINICULTORES DA REGIÃO. Parabéns também ao detentor de um Blog tão contributivo às questões locais. Abraço - Jairo Brasil - Consultor SEBRAE/SENAI.