segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A questão da ovinocultura II

Já o presidente do Conselho Regulador do Cordeiro Herval Premium, iniciativa que reúne ovinocultores de vários municípios gaúchos e que, recentemente, comemorou 10 anos, Carlos Hoffmeister Neto, não vê com tanto pessimismo a situação da ovinocultura. Até porque os pequenos criadores, que são maioria no projeto, não teriam outra atividade a não ser criar ovelhas.
Durante o jantar de comemoração dos 10 anos do projeto, dia 11 de dezembro, na Associação Rural de Pelotas, Carlos Hofmeister Neto disse; “Estamos vivendo um ótimo momento. O produto cordeiro é diferenciado no mercado, que tem muito espaço para o que se produz com qualidade. O cordeiro Herval Premium é reconhecido pela qualidade e pelo trabalho em conjunto.”
Concordo com Hoffmeister em parte. Em tese, como escrevi na abertura da matéria anterior, este seria o melhor momento para os criadores de ovinos, uma vez que os consumidores querem carne de cordeiro e estão pagando muito por ela. O problema é que os altos preços praticados no mercado consumidor não chegam aos criadores, que recebem apenas R$ 2,20 pelo quilo do cordeiro vivo. Um cordeiro no peso que o mercado exige acaba saindo por apenas R$ 70,00, preço de qualquer prato com carne de cordeiro nos restaurantes brasileiros!
Não resta dúvida que o Projeto Herval Premium é uma bela iniciativa e indica o caminho a ser seguido neste momento. É preciso organizar a cadeia produtiva, unir os produtos para, assim, disseminar qualidade e, juntos, lutar por melhores preços. Criado em 1999, o Conselho Regulador do Cordeiro Herval Premium, nasceu no município de Herval, mas hoje conta com produtores de Herval, Pelotas, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini, Arroio Grande, Jaguarão, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quarai, Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Capão do Leão, Cerrito e Alegrete.
Não resta dúvida que, quanto mais produtores se unirem, mas fácil será a batalha pela remuneração condizente do seu produto. Carlos Hofmeister Neto foi reeleito presidente por mais dois anos e atende os interessados na avenida Fernando Osório, 1754, em Três Vendas, ou pelos telefones (53) 3025-4215 e (53) 9961-2730, na Safra Agronegócios, gestora do conselho.

Nenhum comentário: