terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ysern Tannat Tannat 2006

Ucha,

Comprei agora pela manhã um Ysern Tannat Tannat 2006 para acompanhar uma paleta de cordeiro "brouthard" Corriedale do Pedregal. Vamos ver como se dão teus amigos Carrau, grandes vinivinhateiros.
Las Violetas e Cerro do Chapéu, não tem como errar. Se eu "pagar mico" com meus convidados cariocas, a culpa é dos "Javieres", sem sombra de dúvida. Mas quem já fez o melhor tannat uruguaio de todos os tempos, o Casa Luntro 1997, não tem como refugar...

Olyr Corrêa, do Rio.

Resposta – Fiquei curioso e, acredito, os leitores também. Estamos na expectativa de uma mensagem com o resultado do convescote e o desempenho dos vinhos do meu amigo Javier Carrau...

2 comentários:

OC disse...

Ucha,
não é Corriedale é CorrieDeal (cruza de Corriedale e Ideal). Olha novamente o cartão de ano novo da Cabanha Alegria. Está na cara a raça do bicho. E bem mais elegante que as raças puras formadoras, melhor carne e melhor lã.
Agora estou fazendo uma tri-cross, pois em cima da CorrieDeal estou colocando um carneiro Île-de-France do nosso amigo e confrade, latifundiário lulista e traidor, Atílio Ibargoyen da Fazenda Palomas.
Olyr

OC disse...

Seria a maior irresponsabilidade dar uma nota de prova para este vinho agora.
No momento, o único aroma (cheiro em língua de fresco, como diz o LFV) é o do carvalho. Taninos à bolapé num ambiente de dormência geral.
Não sei se os vinhos de tannat entram em fase muda, mas, se entrarem, seria isto.
O cordeiro apanhou feio do vinho e, como os cariocas refugaram completamente, abriu-se Saltons Talentos, o que contentou a todos.
Lembrou dos primeiros Stagnari, tal a taninada enraivecida. Passei a noite indo ao frigobar tomar água Prata pois, por ossos do ofício, bebi a garrafa quase sózinho .
Então, vamos abrir uma garrafa a cada dois anos e ver como se desenvolve. Em princípio, se ele crescer para o bem, acredito que no mínimo dez anos para arredondar este brutal tannat.
O problema é que esse Ysern Tannat-Tannat não se encontra no Uruguai. Tenho encontrado no Brasil e também aí na Vinhos do Mundo da República Riograndense, onde me informaram que há em garrafas magnum. Estas então... devem levar um mundo para acordar.

Um abraço

Olyr