quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Trufa branca com Gattinara Tre Vigne 1997

Os cirurgiões plásticos paulistas Herbert Gauss e Alexandre Barbosa, gourmets e membros ativos da confraria Amigos de Babette, iniciaram um interessante exercício de resenha gastronômica - com suas respectivas esposas, Malu e Katia, almoçam ou jantam como dois casais comuns em algum restaurante da cidade de São Paulo. Suas observações são ao mesmo tempo cortantes e construtivas. Dessa vez, o quarteto do Mesa para Quatro fez uma homenagem a uma das iguarias mais especiais do universo gastronômico, a Trufa Branca. Agora você vai saber onde encontra-la em São Paulo, algumas maneiras de saboreá-las, quais os vinhos mais apropriados...
Antes de mais nada é importante lembrar que existem mais de trinta tipos de trufas. A branca é encontrada em uma pequena região da Itália entre a Toscana e o Piemonte. Inicia-se a temporada no mês de outubro e se estende até a segunda semana de dezembro, sendo caçada com a ajuda de cães farejadores que desde o nascimento são treinados para isso. (Porcos Farejam Trufas Negras Francesas).
“Uma vez colhidas devem ser consumidas imediatamente pois seu aroma e sua textura se alteram a cada hora. Muito bem conservada, pode durar até uma semana, porém suas características já serão bem menos marcantes”, afirma Herbet Gauss . Indo direto ao assunto, pensamos em um jantar para quatro pessoas com três pratos (entrada, primeiro prato e prato principal), todos com trufas brancas. “Não apenas pelo preço de cinco mil euros o kilo, mas pela forte presença nos três pratos, cada comensal deve consumir de 20 à 25 gramas, sendo assim 100g de trufas são mais do que suficientes para quatro pessoas”, completa Alexandre.
Começamos com carpaccio com azeite trufado, flor de sal e lascas de trufa branca. Depois, fatias de pão italiano tostado com manteiga trufada e ovo frito com lascas de trufa branca. E para finalizar, tagliolline trufado passado na manteiga trufada com lascas de trufa branca. Tudo isso acompanhado de Gattinara Tre Vigne 1997, Tignanello 2000, O primeiro do Piemonte e o segundo da Toscana.
Onde encontrar Trufa Branca: Toscana Importadora Tel38493434.
Mais informações em blog www.blig.ig.com.br/mesaparaquatro - e-mail mesaparaquatro@ig.com.br - twitter @mesaparaquatro
A trufa branca tem vários preços. Recentemente, foi encontrada uma, na Toscana, na Itália, com 1,5 quilos, cujo proprietário rejeitou R$ 260 mil por ela. Preferiu degustá-la.

Nenhum comentário: