quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O que é um vinho espumante? – Sidra II

O vinho espumante é resultante da fermentação da uva sã, fresca e madura, no qual se encontra presente o anidrido carbônico proveniente da sua fermentação. Há basicamente dois tipos de vinhos espumantes, que assim são definidos segundo a sua forma de elaboração: o espumante e o moscatel espumante.
Espumante
O espumante se diferencia das demais bebidas por ser elaborado a partir de duas fermentações alcoólicas. A primeira fermentação é a mesma que se faz para produzir um vinho tranquilo, sem “bolinhas”.
Só para explicar, fermentação é o que ocorre quando a levedura que se encontra presente na uva come o açúcar, que também está presente nela, e o transforma em álcool e anidrido carbônico (as “bolinhas”).
É por haver uma segunda fermentação que este produto se torna tão especial. Mas há duas formas de se fazer esta segunda fermentação. A primeira, mais antiga, é denominada método tradicional ou champenoise (por que é assim que é feito o champagne). A segunda é denominada de método charmat.
Método tradicional
O método tradicional implica em fazer esta segunda fermentação dentro da própria garrafa. E é por esta fermentação ocorrer dentro da garrafa, fechada, que o espumante terá as suas “bolinhas”, pois o anidrido carbônico ficará retido dentro da própria garrafa.
Método charmat
No método charmat a fermentação acontece em grandes tanques, denominados de autoclaves, e nos quais o anidrido carbônico liberado pela fermentação é retido.
O espumante resultante destes dois métodos irá se diferenciar por características
organolépticas, tais como cor, sabor e paladar. Mas há alguns parâmetros que são válidos para os dois:
O teor alcoólico do espumante deve ser entre 10 e 13% em volume. O anidrido carbônico (“bolinhas” ou perlage) deve ser proveniente exclusivamente da fermentação (não pode ser adicionado), e sua concentração deverá ser de 4 atmosferas à 20°C. Por isso, se não tivermos cuidado ao abrir a garrafa de espumante, ou se deixarmos a uma temperatura muito elevada, é que o líquido vai ser projetado para fora com tanta força.
E quanto à quantidade de açúcar presente no espumante, este pode ser denominado de:
Classificação Quantidade de açúcar por litro
Extrabrut 0g a 6g
Brut 6g a 15g
Sec / Seco 15g a 20g
Meio Seco / Meio Doce / Demi-Sec 20g a 60g
Doce mais de 60g
Mas, como é que sobra esta quantidade de açúcar no espumante? Em regra as leveduras já consumiram todo o açúcar que havia no vinho, e o transformaram em álcool e anidrido carbônico. Todavia, quando o vinho vai ser engarrafado (no caso do método charmat) ou quando é feita a limpeza dos resíduos provenientes das leveduras (no caso do método tradicional) é acrescido ao espumante o chamado “licor de expedição”. É este que, contendo mais ou menos açúcar, vai definir que tipo de espumante será feito: do extrabrut ao doce.
Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado?
Leia bem o rótulo. Em regra as principais informações, como tipo de produto, graduação alcoólica, classificação quanto ao teor de açúcar, método de elaboração e marca devem estar no rótulo principal, da seguinte forma: (Se não tiver as designações obrigatórias desconfie!)
Nome do produto – obrigatório. Nome da variedade – opcional. Método de elaboração – opcional. Conteúdo da garrafa – obrigatório. % de álcool em volume – obrigatório. Marca
Moscatel Espumante
O espumante moscatel, ao contrário do espumante tradicional, passa apenas por uma fermentação dentro de um grande recipiente (autoclave), o qual também não permite que o anidrido carbônico seja eliminado. Ele também é conhecido como método asti, pois é assim que se fazia este produto na Itália. Assim, este não tem um vinho base. Ele é feito diretamente da sua primeira fermentação.
Outra observação é que, como o nome já diz, o espumante moscatel só pode ser
elaborado a partir da uva moscatel, que lhe dá as características organolépticas (em especial aquele perfume fresco, frutado) específicas. Além disso, sua graduação alcoólica é mais baixa que o espumante tradicional, ficando entre 7 e 10% em volume. Outra característica que o diferencia é que ele não é classificado em brut ou demi-sec, como o tradicional. Em sua composição deve possuir no mínimo 20g de açúcar.
Por fim, o anidrido carbônico deve ser proveniente exclusivamente desta primeira fermentação (não pode ser adicionado), e sua concentração deverá ser de 4 atmosferas à 20ºC.
Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado?
Nome do produto – obrigatório. Nome da variedade – obrigatório. Método de elaboração – opcional. Conteúdo da garrafa – obrigatório. % de álcool em volume – obrigatório. Marca. Vinho Branco Espumante Natural Moscatel, Processo Asti, 10% vol. 750 ml.
Espumante é só o espumante e o Moscatel espumante. “Bolinhas” não são sinônimo de espumante. E os outros? Os outros não são espumantes.

Nenhum comentário: