domingo, 5 de maio de 2013


Vinhos do Brasil são destaque em rede de supermercados premium nos Estados Unidos



Capa do site da rede Central Market com destaque para a ação com produtos brasileiros.
Reprodução JN

Os vinhos brasileiros estão sob os holofotes da principal rede de supermercados de alto padrão do Texas, nos Estados Unidos. A promoção Passaporte Brasil levou 28 rótulos a nove unidades do Central Market. Participam as vinícolas Aurora, Casa Valduga, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato e Salton. A ação é uma promoção do Wines of Brasil, projeto de exportação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), e ocorre entre os dias 24 de abril e 7 de maio.
Desde 2010, o Central Market realiza a promoção anualmente, escolhendo um país diferente para ser homenageado durante duas semanas. Em todas as lojas da rede são promovidos produtos da nacionalidade homenageada, com destaque especial para os vinhos. Nas edições passadas, os selecionados foram Argentina (2010), Espanha (2011) e França (2012).
A diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, explica que o Brasil foi escolhido para integrar a promoção após um dos executivos do Central Market ler uma matéria publicada em 2011 no Wall Street Journal, que falava do potencial dos vinhos brasileiros. “O Central Market é uma rede muito relevante no Texas e está dando um grande destaque para os vinhos brasileiros. Essa parceria tem importância estratégica pois, além de termos conseguido nos posicionar dentro de uma rede de luxo, nosso principal distribuidor nos Estados Unidos não atende o Texas, que tem particularidades na comercialização de vinhos”, afirma Andreia.
De acordo com Bárbara Ruppel, analista de Promoção do Wines of Brasil, a expectativa é aproveitar a ocasião para fixar o vinho brasileiro no mercado internacional. “Serão duas semanas em que o Brasil ganhará destaque na rede Central Market. Existe um grande investimento por parte da rede, mas também um esforço nosso para que o vinho brasileiro seja reconhecido e as marcas aceitas, para que possam passar a fazer parte do catálogo permanente de produtos dos mercados americanos”, afirma.
Uma comitiva de compradores da rede americana visitou a Serra Gaúcha no mês de março para conhecer de perto a qualidade e o potencial da cadeia produtiva do vinho brasileiro. A missão também possibilitou treinar os gerentes de cada loja que integrará a ação promocional a respeito dos vinhos selecionados para a promoção. No total, o grupo degustou 75 rótulos, nas sete vinícolas participantes da ação. Além disso, foram entregues materiais informativos da região e fichas técnicas de todos os vinhos que serão comercializados.
Durante as duas semanas de venda dos produtos na rede Central Market, foram programadas diversas ações. Serão 43 degustações de vinhos brasileiros, nas lojas das cidades de Dallas, North Lamar, Preston, South Lake, San Antonio e Westgate.
A programação inclui ainda Master Classes com o Master Sommelier Evan Goldstein, e houve um Wine Dinner, onde foram degustados os vinhos. O jantar, dia 2 de maio, contou com a presença dos produtores das sete empresas participantes, que falaram sobre os produtos. A noite foi harmonizada com comida brasileira. A primeira Master Class foi realizada em Dallas, no último dia 9 de abril, e outras duas já estão programadas para 7 de outubro, em San Francisco, e 9 de outubro, em Washington DC.
Para ajudar na divulgação, o Wines of Brasil desenvolveu camisetas promocionais que serão usadas pelos vendedores nas lojas, saca-rolhas com a logomarca e um booklet de consulta com informações sobre cada empresa e os vinhos disponibilizados para venda.
Os vinhos selecionados para o Passaporte Brasil:
Aurora Cabernet Sauvignon
Aurora Merlot
Aurora Pinot Noir
Aurora Chardonnay
Espumante Aurora Carnival Rosé Moscatel
Espumante Casa Valduga Brut 130
Espumante Casa Valduga Maria Valduga
Casa Valduga Villa Lobos Cabernet Sauvignon
Casa Valduga Raizes Cabernet Franc
Don Guerino Moscato Giallo
Don Guerino Tannat
Don Guerino Ancelota
Lidio Carraro Merlot Agnus
Lidio Carraro Dadivas Chardonnay
Lidio Carraro Quorum
Espumante Miolo Brut Rose Cuvée
Miolo Cuvee Giuseppe Chardonnay
Miolo Chardonnay / Viognier
Miolo Merlot Reserva
Pizzato Merlot Riserva
Pizzato Concentus
Fausto by Pizzato Merlot
Fausto by Pizzato Cabernet Sauvignon
Fausto by Pizzato Chardonnay
Fausto by Pizzato Rosé
Salton Desejo Merlot
Salton Chardonnay Virtude
Salton Talento
O Central Market faz parte do grupo HEB (Here Evereything’s Better), uma rede de supermercados de alto padrão, com mais de 300 lojas no Estado americano do Texas e no México.







Nenhum comentário: