segunda-feira, 13 de maio de 2013

Gaúchos foram muito bem na Expovinis 2013


Este ano, não fui à Expovinis, em São Paulo, nem tive muito tempo para escrever sobre ela, porque andei viajando muito: Montevideu, Livramento, Lavras do Sul, Brodowski (terra do Portinari), Ribeirão Preto (Agrishow) e São Paulo (para visitar meu amigo João Carlos Botezzelli e beber um Toro Loco com ele, a Maria Cristina e a Mariana). Mas, agora, meu amigo Orestes de Andrade Jr. me manda um texto sobre o desempenho de alguns gaúchos no concurso Top Tem.
Diz ele que os gaúchos mostraram força no Top Ten da Expovinis: Perini, Domno e Campos de Cima ainda comemoram bons resultados no ranking dos melhores do País.
A tradição gaúcha na vitivinicultura mostrou-se com força mais uma vez na Expovinis 2013. A Vinícola Perini (Farroupilha) e a vinícola e importadora Domno (Garibaldi) emplacaram rótulos na lista dos dez melhores rótulos da maior feira de vinhos da América Latina. O Perini Qu4tro venceu na categoria melhor tinto nacional da Serra Gaúcha e o vinho Corte A da Vinícola Vistalba, importado com exclusividade pela Domno, foi eleito o melhor tinto na categoria Novo Mundo da competição. Outra empresa que comemora o resultado é a Vinícola Campos de Cima, da Campanha Gaúcha, que ficou em segundo lugar na categoria Espumante Nacional ao surpreender com o seu espumante Extra Brut, produzido em Itaqui – terroir tradicionalmente conhecido pela qualidade dos vinhos tintos.
Produzido apenas em anos considerados excepcionais na qualidade das uvas, o Perini Qu4tro é o mais recente lançamento da Vinícola Perini, empresa localizada no Vale do Trentino, em Farroupilha. O vinho é elaborado a partir da assemblage de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Ancellotta e conta com edição limitada de 4 mil unidades. “Esta premiação é um reconhecimento aos investimentos que fizemos nos últimos anos. Ter o Perini Qu4atro eleito o melhor tinto nacional da Serra Gaúcha comprova também que nosso terroir do Vale Trentino é adequado para elaborar vinhos tintos superiores”, afirma o diretor-presidente da vinícola, Benildo Perini.
A vinícola e importadora Domno do Brasil figurou no ranking com argentino Corte A da Vinícola Vistalba, eleito o melhor tinto na categoria Novo Mundo da competição. O vinho se destacou entre outros 37 concorrentes, que foram degustados às cegas pelo júri de especialistas. “O resultado mostra que estamos apostando em rótulos de alta qualidade, trazendo para o País o que há de melhor no mundo”, destacou o diretor-administrativo da Domno, Jones Valduga.
De Itaqui, a Vinícola Campos de Cima comemora a receptividade do seu espumante Extra Brut. Lançado no ano passado, arrematou a segunda posição na categoria Espumante Nacional do Top Ten, concorrendo com marcas tradicionais e já consolidadas no mercado. “Ficar em segundo lugar nessa competição é uma honra e orgulho, pois nossos vinhedos estão localizados em Itaqui, na Campanha Gaúcha, uma região que tem tradição em vinhos tintos e não em espumantes, bebida tradicionalmente ligada à Serra Gaúcha”, destaca o diretor de Marketing da Campos de Cima, Pedro Candelária.
O grupo dos rótulos Top Ten é formado pelos vencedores em dez categorias: Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional da Serra Gaúcha, Tinto Nacional Outras Regiões, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo e Fortificados e Doces.

Nenhum comentário: