quarta-feira, 29 de maio de 2013

02 - Valduga Gallery Wines reúniu mais de 400 convidados em Porto Alegre

                                                  Eduardo Valduga, enólogo
                                                  DU/JN

Rótulos premiados de três empresas – Casa Valduga, Casa Madeira e Domno – puderam ser apreciados em oito ilhas de degustação montadas no Hotel Plaza São Rafael, na capital gaúcha. Requinte e sofisticação marcaram a primeira edição do Valduga Gallery Wines em solo gaúcho. Um dos mais tradicionais endereços de Porto Alegre,  reuniu um seleto grupo de convidados e jornalistas, na terça-feira (28), que tiveram a oportunidade de apreciar a elite dos rótulos elaborados pelas três empresas do Grupo Família Valduga – Casa Madeira, Casa Valduga e Domno do Brasil. Mais de 400 pessoas passaram das 15h às 22h pelo evento, que reuniu autoridades, donos de restaurantes, sommeliers, proprietários de lojas de vinhos, delicatessen, jornalistas e formadores de opinião.
Juarez Valduga, um dos sócios-proprietários da vinícola, destacou a excelente safra de 2013 e projetou crescimento de 20% do Grupo Valduga este ano. “Na Casa Madeira, devemos alcançar um incremento de 70% e, na Domno, de 40%”, calculou. No entanto, lembrou que o foco da empresa é oferecer um produto de alta qualidade.
João Valduga, também integrante da sociedade, destacou a trajetória do grupo, que já comemora 40 anos. Relembrou o passado da família e destacou o livro “Casa Valduga”, que traz em suas páginas uma extensa pesquisa sobre a tradição familiar na arte de cultivar uvas e produzir vinhos, reunindo histórias e imagens dos fundadores. Destacou ainda que o grupo está em busca de novos nichos de mercado, entre os quais o Chile e Portugal. “Mas também precisamos cuidar do nosso mercado interno”, observou.
Diretor administrativo da Domno, Jones Valduga, filho de João Valduga, lembrou fazer parte da quinta geração da família, destacando ainda que a Domno é uma empresa nova, nascida há apenas cinco anos. A proposta da Domno é oferecer produtos jovens e leves, além de proporcionar aos amantes do mundo do vinho uma ampla gama de rótulos de renome internacional – importados pela empresa – para serem apreciados em solo brasileiro. “Queremos ainda ampliar o nosso portfólio para levá-los às novas gerações”, projetou.
O enólogo Eduardo Valduga destacou os produtos ícones da Casa Madeira, anunciando ainda para esse ano novidades gastronômicas. “Teremos novos sucos de uva enriquecidos com fibras e com cálcio”, informou.
O Valduga Gallery Wines é organizado em nível nacional. Em Porto Alegre, os convidados tiveram sete horas para apreciar mais de 80 rótulos distribuídos em oito ilhas de degustação. Este ano, São Paulo já havia recebido o evento em abril, atraindo os melhores críticos de vinho do país, formadores de opinião e nomes de destaque da sociedade paulistana para a sede do Iate Clube de Santos. Em 2012, a grande exposição dos rótulos da empresa foi realizada em Salvador. Os próximos destinos do Valduga Gallery Wines são Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no final do mês de julho.
Cada ilha do Valduga Gallery Wines em Porto Alegre teve pelo menos um ícone do catálogo das empresas do grupo como destaque. Na seleção de espumantes da Casa Valduga, por exemplo, despontou aquele que é tido por muitos especialistas como a joia entre os rótulos brasileiros – o espumante Maria Valduga, elaborado através do método champenoise e a partir da seleção das melhores uvas Chardonnay e Pinot Noir do Vale dos Vinhedos e evoluído por quatro anos em cave subterrânea.
Os vinhos foram dispostos em três ilhas, correspondendo aos terroirs da vinícola em solo brasileiro, o Vale dos Vinhedos (Leopoldina), a Serra do Sudeste (Identidade) e a Campanha Gaúcha (Raízes). E foi na que representa o Vale dos Vinhedos que o vinho branco Leopoldina Gran Chardonnay, um raro exemplar de rótulo nacional com Denominação de Origem (DO) certificada, brilhou.
A Domno também mostrou suas credenciais em três ilhas. Uma foi dedicada aos espumantes produzidos em solo nacional pelo método charmat, das marcas Alto Vale e Ponto Nero. Outra, aos vinhos consagrados do Velho Mundo (França, Portugal, Itália e Espanha). E, para chancelar a identificação da terceira ilha, dedicada aos vizinhos Chile e Argentina, foi oferecido ao público Vistalba Corte A, eleito Melhor Vinho Tinto do Novo Mundo na última Expovinis, maior feira vinícola das Américas.
Os entusiastas e curiosos da alta gastronomia e da culinária gourmet, por sua vez, observaram a diversidade e a qualidade dos itens produzidos pela Casa Madeira. As sobremesas feitas a partir das geleias Gourmet, Original, Tradicional e Sugar Free, que possuem sabores como damasco, pimenta, amora e morango, encantaram os presentes.
Além disso, os sucos de uva 100% da Casa Madeira dividiram a atenção dos amantes dos vinhos. O suco tinto e o rosé receberam atenção especial e alegraram o paladar, comprovando sua alta qualidade e delicioso sabor, distinções que somente uma bebida que contém 100% da fruta, não possui adição de açúcar, conservantes ou água pode proporcionar.





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