segunda-feira, 13 de maio de 2013

Paleta de cordeiro ao forno com pinhão cozido





“Bah gente!
Hoje bateu um vento frio aqui na Terra e o termômetro despencou, nos
mandamos pro fogão campeiro e cozinhamos uma panelada de pinhão para
acompanhar a paleta de cordeiro que assamos no forno. Aí nos lembramos de
vocês - estão convidados para o próximo almoço Guntherland que acontecerá
no domingo 19/maio.
Um abraço
Familia Guntherland.”

A Família Guntherland é comandada por Silvia e Alfredo Reich, dois médicos de Sapiranga que, há alguns anos, aproveitaram o sitio Terra do Günther, em Araricá, e construiram o Günther Land, um sitio onde criam algumas ovelhas e montaram um restaurante, especializado em carne de cordeiro, que atende grupos especiais com comidas preparadas e servidas pela própria família. Dedica-se à ovinocultura, ao artesanato, à gastronomia e a produção de suco de uvas.
Eu já sabia alguma coisa sobre o Güntherland, contado pela colega Bete Duarte, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e até fiz algumas referências aqui no Blog. Agora, há questão de duas semana, quando estive em Lavras do Sul, participando do 1º Ovinofest encontrei os médicos Silvia e Alfredo Reich, donos do Güntherland, que andavam em busca de novidades ovinas para o sítio e também se informado da possibilidade de abrirem um abatedouro de ovinos na região, pois seu rebanho na Ferrabraz Agropecuária Ltda. está crescendo e eles necessitam de um abate seguro e fiscalizado. A Terra de Günther é uma propriedade adquirida pelo seu Günther em 1978 com o propósito de que os netos que estavam por vir pudesses ter contato com a natureza e a vida rural. Situada na várzea do rio dos Sinos, na zona rural de Araicá, tem uma vista privilegiada do histórico Morro Ferrabraz (lembram da história dos Muckers?). Está a 3 quilômetros da RS-239 e cerca de 70km de Porto Alegre. Aproximadamente 30% da área de quase 35 há é dedicada a preservação ambiental. É um típica propriedade rural de pequeno porte que se distingue das outras da região por dedicar-se à viticultura, à ovinocultura e ao artesanato de lã. Nos parreiras da propriedade, com uma filosofia baseada no respeito à natureza, cultivam se uvas bordô, com as quais é produzido, em usina própria, o Suco de Uva Güntherland. A casa tem um espaço destinado à gastronomia. A família tem tradição de encontrar-se em torno das panelas. Desde 2009 reune-se para preparar refeições onde tem destaque os pratos à base de carne de cordeiro. Recebe para almoços, jantares e eventos.
No dia 19 de maio, conforme o bilhete de abertura desta nota, haverá um almoço na Terra do Günther, que além da comidas especiais com carne de cordeiro e pinhão, terá os docinhos da vó Irany. O valor é R$ 38,00 por pessoa. Quem quiser ir deve fazer reserva para o pessoal se prevenir e bem atender, pois é a própria família que cuida de tudo, através do e-mail: guntherlanda@guntherland.com.br ou telefones (51) 9901-8192/9808-1640. O endereço é rua Urtigão, 251, bairro Porto Palmeira,Araricá. O leitor também encontrará mais informações em WWW.guntherland.com.br

Nenhum comentário: