quarta-feira, 22 de maio de 2013

Governador anunciou construção de adega no Palácio Piratini

Governador Tarso Genro olha bem o vinho, antes de beber, enquanto Paviani discursa sobre o vinho brasileiro
Foto Miguel Costa/D/JN

No lançamento do Dia do Vinho 2013, quem ganhou um presente foi o setor vitivinícola brasileiro. O governador Tarso Genro anunciou a construção de uma adega no Palácio Piratini, a sede do governo gaúcho. “Vamos resgatar um espaço que, historicamente, fez parte do Palácio Piratini e que tem tudo a ver com o povo gaúcho”, disse o governador na noite de quarta-feira (15), no Galpão Crioulo. Inicialmente, a adega seria instalada na ala residencial, mas, por conta das condições elétricas, ficará em uma sala subterrânea, na entrada do Palácio. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2011 e faz parte de um grupo de ações para preservar a cultura gastronômica do Rio Grande do Sul.
O projeto que será desenvolvido pela arquiteta Vanja Hertcert deve ficar ponto em 60 dias. Estão reservados R$ 400 mil no Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul. O espaço deve servir de vitrina para os vinhos elaborados no Rio Grande Sul, o maior produtor de uva e derivados do Brasil, com 531 vinícolas ativas, quase 15,4 mil produtores em cerca de 150 municípios. A arquiteta ainda planeja a colocação de uma sala de degustações, que poderá receber confrarias e eventos relacionados ao vinho. “No final das contas, o espaço ficou maior e a visibilidade também”, comenta o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). A previsão é ter a adega pronta até o final do ano.
Além da presença do governador Tarso Genro, o lançamento do Dia do Vinho 2013 contou com a presence do prefeito de Porto Alegre José Fortunati, de secretaries estaduais, deputados, prefeitos do interior, representantes de vinícolas e das entidades promotoras. Tarso Genro ainda aproveitou a ocasião para anunciar o envoi de um projeto á Assembleia Legislativa pedindo a autorização para a liberação de R$ 600 mil às vinícolas da Campanha Gaúcha. O recurso sera destinado, se aprovado, para a Promoção dos vinhos desta região produtora, responsável hoje por 15% da elaboração de vinhos finos do Brasil.
O Dia do Vinho é comemorado sempre no primeiro domingo do mês de junho. A proposta de criar o Dia Nacional do Vinho já está pronta para ser votada no Senado Federal, conforme informou ontem o diretotr-executivo do Ibravin, Carlos Paviani [foto em anexo]. A programação se estende de 24 de maio a 2 de junho, em oito municípios da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha e cinco da Campanha Gaúcha, além de Porto Alegre. O Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) e o Ibravin programaram mais de 200 atividades este ano – 20% a mais do que no ano anterior.
A região Uva e Vinho se integra ao Dia do Vinho 2013 com as cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e, a novidade da temporada, o novo município de Pinto Bandeira. Pela Campanha Gaúcha os municípios são Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento. O Dia do Vinho 2013 também conta com o apoio de Sindicato Estadual do Vinho (Sindivinho), Bento Convention Bureau e Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau.
Descontos de até 50%
Durante o period das comemorações, estão previstos descontos na compra ou degustações nas vinícolas participantes, de 10% a até 50%, promoções em hotéis, cursos de degustação, gastronomia, além dos tradicionais Workshop de Mídias Sociais e o Brinde Coletivo. No site www.diadovinho.com.br , está a programação completa. O foco desta edição está na marca dos 10 anos da promulgação da lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul, em 12 de dezembro de 2003.





Nenhum comentário: