sexta-feira, 24 de maio de 2013

Durante cinco dias, a maior feira popular de vinhos no Rio Grande do Sul, Vinícolas venderão com descontos


Para quem já aprecia e para quem tem curiosidade em conhecer os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados no Rio Grande do Sul, mais uma excelente oportunidade a partir de 29 de maio a 02 de junho, no térreo da Usina do Gasômetro, zona central de Porto Alegre. Em local público especialmente estruturado ocorre a 10ª edição da Feira de Vinhos com a presença de 22 vinícolas, cujos produtos poderão ser degustados e comprados a preços promocionais. A feira é a principal atração da programação do Dia do Vinho (dia 02), comemorado desde 2003 no primeiro domingo de junho (lei estadual 12.019 – leia histórico no final deste informe) e terá programação aberta ao público que prevê degustações e cursos sobre o universo dos vinhos e também sobre a relação benéfica do consumo moderado da bebida, com o cardiologista Jairo Monson. O ato de abertura do evento, que desde a primeira edição é uma realização da Phoenix Projetos e Gestão de Eventos, será na noite de 29 de maio. A expectativa é de que a feira seja visitada nos cinco dias por aproximadamente 30 mil pessoas . A entrada é gratuita.
DESTAQUE - O grande momento está reservado para a manhã de 02 de junho (Dia do Vinho) quando será realizada a cerimônia oficial que contará com a encenação da chegada de barco, pelo Guaíba, dos imigrantes italianos representados pelos integrantes da colônia italiana dos municípios de Garibaldi e Linha Baú, show pirotécnico, congraçamento das bandeiras Brasil e Itália, benção do pão e do vinho pelo arcebispo de Porto Alegre, D. Dadeus Grings, apresentação da premiada Banda São João e entrega da Comenda Amigo do Vinho para entidades e pessoas que dedicaram atenção especial ao setor vitivinícola na última década.
A Comenda Amigo do Vinho será entregue para TARSO GENRO, ADÃO VILLAVERDE, THIAGO DUARTE, JOSÉ FORTUNATI, PEDRO WESTPHALEN, IRADIR PIETROSKI, DARCI DANI, ALÉM GUERRA, JOSÉ MARIANI, LEOCIR ZAMBIANI, LUIS FERNANDO MAINARDI, ADOLFO LONA E ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE VINHO DO VALE DOS VINHEDOS e SUPERMERCADOS NACIONAL. Também serão homenageados in memorian, Caio Zanotto, Isolda Paes, Miguel Pergher e Cleber Andrade. Pelo desempenho na última edição da Expovinis em São Paulo, serão destacadas as vinícolas Perini, Lídio Carraro, Pericó e Villaggio Grando.
NOVIDADES – Além dos vinhos, a feira contará ainda com EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS do arquivo da Phoenix mostrando todos os detalhes do evento que desde 2003 vem sendo realizado no cais Mauá e na Usina do Gasômetro. Outra novidade fica por conta da EXPOSIÇÃO DE RÓTULOS ANTIGOS de vinhos que marcaram época na mesa do consumidor. Esta coleção fazia parte do acervo da enoteca instalada na Usina do Gasômetro e que foi desativada há alguns anos.
IN VINO VOX (Quem tem vinho deve ter também voz) - Foi este pensamento que deu origem à instalação na feira de uma “tribuna” especial, onde as vinícolas poderão informar o público sobre sua linha de vinhos e espumantes e suas características particulares. Em local especial, os representantes das vinícolas terão a estrutura necessária para ampliar suas informações ao público. A “tribuna” funcionará durante todo o evento.
IMPRENSA E CÔNSUL – Uma parceria sempre conseqüente é entre os jornalistas e os vinhos. Ambos possuem a verdade como elemento primordial. Para sacramentar esta relação, a 10ª Feira de Vinhos reservou espaço especial para a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e que será homenageada na noite de 29 de maio quando também será lembrado e comemorado o Dia da Imprensa (1º de junho) com a presença de expressivos jornalistas gaúchos. Também nesta noite, o Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Augusto Vaccaro, será homenageado com a Comenda Amigo do Vinho.
VINHO DA COPA DO MUNDO – Na noite de 1º de junho, a vinícola gaúcha Lídio Carraro apresentará sua linha de vinhos e espumantes, com destaque para a degustação do vinho Faces, escolhido pela FIFA como o vinho oficial da Copa de 2014.
VINÍCOLAS PARTICIPANTES - Vinícola Perini - Vinícola Vaccaro - Vinícola Boscato - Vinícola Lovatel - Vinícola Panizzon - Vinícola Courmayeur - Vinícola Lidio Carraro - Vinícola Marson - Cooperativa Nova Aliança - Cooperativa Vinícola Aurora - Vinícola Zolin - Vinícola Conceição - Vinícola Arbugeri - Vinícola Merello - Vinícola Pradense - Vinícola Miolo - Vinícola Irmãos Basso - Cooperativa Vinícola Garibaldi - Vinícola Rossato - Vinícola Di Creazzo - Cooperativa Vinícola Forqueta - Vinícola Gran Legado -Queijos e Perecíveis Ruppenthal - Água Fruki – Yes Relax - Cestas e Geléias .
A 10ª Feira de Vinhos tem o apoio do governo do Estado através da Secretária da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Porto Alegre através da Usina do Gasômetro e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares/região Uva e Vinho. O patrocínio é do Supermercado Nacional, a coordenação é do Instituto Brasileiro do Vinho e a organização e realização é da Irmandade dos Italianos Proprietários de Restaurantes e Churrascarias e da Phoenix Projetos e Gestão de Eventos.

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

DIA 30 DE MAIO - 19H

VINHOS BRASILEIROS - PALESTRA E DEGUSTAÇÃO COM O ENÓLOGO E DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE VINICULTORES (AGAVI) DARCI DANI

DIA 1º DE JUNHO - 18H

PALESTRA SOBRE VINHO E SAÚDE – MÉDICO CARDIOLOGISTA JAIRO MONSON DE SOUZA FILHO

DIA 1º DE JUNHO – 19H

APRESENTAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS DA LÍDIO CARRARO, ESCOLHIDA PELA FIFA COMO A VINÍCOLA OFICIAL DA COPA DO MUNDO DE 2014.





SERVIÇO



CERIMÔNIA OFICIAL – DIA 02 DE JUNHO (DOMINGO) ENCENAÇÃO CHEGADA DOS IMIGRANTES ITALIANOS

HORÁRIO – 10H

LOCAL - USINA DO GASÔMETRO – ORLA DO GUAÍBA



FEIRA DE VINHOS



LOCAL – TÉRREO DA USINA DO GASÔMETRO

PERÍODO – DE 29 DE MAIO A 02 DE JUNHO DE 2013

HORÁRIOS -

DE 29 A 31 DE MAIO - DAS 16H ÀS 22H

DIA 1º DE JUNHO (SÁBADO) – DAS 10H ÀS 22H

DIA 02 DE JUNHO (DOMINGO) – DAS 10H ÀS 18H.





Nenhum comentário: