sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Vale dos Vinhedos celebra seu astro

                          Degustações e jantares harmonizados prometem enriquecer o paladar do cliente
                          Crédito: Lucinara Masiero

Meus leitores me perdoem se estou escrevendo muito sobre as festas em torno do Dia do Vinho, mas se trata de uma data muito importante para os gaúchos que batalham pelo vinho nacional e, ao mesmo tempo, uma programação interessante para quem curte vinho. Além do mais, as ações são muitas e, por isso, ocupam muito espaço. Só na região da serra, são 18 ações comemorativas, até o domingo 2 de junho.
O vinho é o principal protagonista do Vale dos Vinhedos. A bebida arremata prêmios nacionais e internacionais que divulgam o potencial vitivinícola do roteiro e as paisagens de tirar o fôlego. Nada mais justo, então, que o Dia do Vinho seja comemorado por mais de 18 empresas do roteiro, ligadas a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) com eventos capazes de reunir centenas de turistas e amantes da bebida. É uma oportunidade de brindar a vida com eventos e promoções que se estendem de 24 de maio a 2 de junho, com aroma e sabor dos bons vinhos da Serra Gaúcha.
A diversidade na programação contempla desde filó italiano até desfile de moda. No filó, o ambiente se transforma na principal festa dos imigrantes italianos e coloca na mesa, além da gastronomia típica, cantorias, jogos e diversão. Três Sete, Quatrilho, Mora e Bisca prometem animar a rivalidade entre os jogadores na Casa do Filó. Do outro lado, há a sofisticação do Eles na Passarela, desfile de moda de homens de todas as idades, evento que beneficiará a Abraçaí. Haverá janta e show tema Musical Mamma Mia.
Seis vinícolas estarão de portas abertas para oferecer degustação aos clientes e outros petiscos que harmonizam perfeitamente com a bebida. Além disso, os descontos na compra de vinhos preparam os amantes da bebida para a renovação anual da adega: os vinhos chegam a custar 50% a menos. Para quem prefere aliar a bebida à alta gastronomia, quatro restaurantes preparam taças de vinho de cortesia, degustação de biscoitos com passas de uva e, claro, jantares harmonizados.
Em 2012, a movimentação no Vale dos Vinhedos foi expressiva. A estimativa é que 10 mil pessoas tenham passado pelo roteiro durante o período. Para este ano, a expectativa é elevar o número de visitantes em até 15%. “Vamos brindar o esforço do produtor de uva, do imigrante italiano. É nossa oportunidade de festejar o saboroso vinho e aqueles que trabalham todos os dias com ele”, afirma Juarez Valduga, presidente da Aprovale.
Sob o mote “Viva o vinho! Brinde a vida”, a programação do Dia do Vinho 2013 se estende de 24 de maio a 2 de junho, em oito municípios da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha e cinco da Campanha Gaúcha, além de Porto Alegre. O Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) pretendem mobilizar pelo menos 200 empreendimentos – participação 20% maior em relação ao ano anterior.

Nenhum comentário: