quarta-feira, 29 de maio de 2013

Na terra da ovelha, carne de cordeiro harmonizada com vinhos


Lamentei, mas não deu para ir a Santana do Livramento, nesta quarta-feira, dia 29, para participar do início das comemorações do Dia do Vinho (02/06) na região da Campanha. O Afrânio de Moraes Filho, da Almaden, me mandou um convite especial para a comemoração com o clássico regional, o cordeiro.
Para celebrar o Dia do Vinho 2013, a Campanha Gaúcha escolheu um legítimo representante do terroir mais austral do Rio Grande do Sul. Neste caso, porém, gastronômico. A proposta para a noite de 29 de maio, a partir das 20h, foi harmonizar vinhos da região com uma das mais genuínas iguarias da chamada culinária campeira: carnes de cordeiro.
O banquete com adesão restrita a 50 vagas, por R$ 38,00 cada, foi na Cave Vinhos da Campanha, em Santana do Livramento. “No final do evento faremos nosso tradicional Brinde Dia do Vinho, com espumantes da Campanha Gaúcha”, informou o diretor executivo da Associação Vinhos da Campanha, Paulo Roberto Ribeiro Menezes. Em cinco municípios da região envolvidos na programação oficial do Dia do Vinho espalham-se 17 vinícolas, além da rede de supermercados Peruzzo, lojas especializadas e estabelecimentos gastronômicos.
A Cave fica na rua dos Andradas, Largo Hugolino Andrade, 110/sub-solo – Santana do Livramento Contato: pelo telefone (55) 3243.2286 ou email - cavevinhosdacampanha@gmail.com.br. Direto no local, de terça-feira a sábado, das 10h30min às 14h e das 15h às 20h.
o mote “Viva o vinho! Brinde a vida”, a programação do Dia do Vinho 2013 se estende de 24 de maio a 2 de junho, em oito municípios da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha e cinco da Campanha Gaúcha, além de Porto Alegre. O Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) pretendem mobilizar pelo menos 200 empreendimentos – participação 20% maior em relação ao ano anterior. A região Uva e Vinho se integra ao Dia do Vinho 2013 com as cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e, a novidade da temporada, o novo município de Pinto Bandeira. Pela Campanha Gaúcha os municípios são Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento. O Dia do Vinho também conta com o apoio de Sindicato Estadual do Vinho (Sindivinho), Bento Convention Bureau e Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau.

Nenhum comentário: