sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tannat acompanha bem a bottarga

                                               Bottarga inteira para quem não conhece
                                               D/JN
Todos meus leitores sabem que, em matéria de cozinha, eu só sei preparar carne de cordeiro, mas, em matéria de mesa, gosto de quase tudo – menos quiabo, nem o da dona Nelsa, lá no Xapuri! Uma das delícias que descobri há alguns anos, lá em Santa Catarina, foi a bottarga, ovas de tainha salgada e desidratada, sobre a qual já havia ouvido falar na Itália.
Aqui, o maior produtor – e não sei se único – é a Bottarga Gold, empresa de Itajaí. pioneira na produção da bottarga no Brasil. A linha de produtos inclui ovas inteiras, em pedaços, granulada e ralada. As embalagens estão com nova identidade visual, que contém informações detalhadas sobre a bottarga, um alimento muito apreciado na Europa onde é conhecido como o “caviar do Mediterrâneo”. Divulgadora de uma autêntica iguaria brasileira que conquistou grandes chefs de cozinha, a Bottarga Gold é uma empresa inovadora e bem-sucedida na produção de um alimento diferenciado, que valoriza a culinária local de Santa Catarina e vem se expandindo para as demais regiões do país.
Dia desses, preparei um macarrão al dente – algo não muito difícil de fazer, convenhamos –, condimentei com bottarga ralada e comemos com um Tannat Amat, do meu amigo Javier Carrau. O pessoal comeu que se lambeu. E o vinho estava maravilhoso.

Nenhum comentário: