quinta-feira, 23 de maio de 2013

Boas safras em Mariana Pimentel



                                               Jorge Ducati, astrofísico e produtor de vinhos
                                               D/JN

Quando não está olhando para os astros, o professor Jorge Ducati está olhando para as uvas no parreiral, provando vinho nas barricas ou sacando uma rolha com maestria para colocar o preciso líquido num taça e deliciar-se com o néctar dos deuses! Além de astrofísico na Ufrgs, o mestre, hoje, é produtor de vinhos em Mariana Pimentel, aqui pertinho de Guaiba, e presidente da Sociedade dos Amigos do Vinho de Porto Alegre. Viaja pelo mundo todo para degustar vinhos e dar seus palpites.
Perguntei-lhe como estavam se comportando as uvas lá por Mariana Pimentel e ele me respondeu: “Pois então, caro Ucha! em 2013 colhemos nossa nona safra, e temos, de 2005 a 2012, 49 vinhos diferentes, dos quais 14 são cortes e 35 são varietais de Cabernet Sauvignon, Merlot, Barbera, Sangiovese/Brunello, e o branco Garganega. Como se pode imaginar, lotes de produção muito pequena, de 12 garrafas (Garganega 2010) a 312 garrafas (Merlot 2005). Em 2013 temos em tanques apenas dois vinhos, um corte com as quatro uvas tintas, e o branco.
Enfim, temos que marcar uma ocasião para provares, senão todos os 49, pelo menos alguns!
Saudações enófilas,” Jorge Ducati.
Em apenas meio hectare, professor Ducati dá duro, junto com a esposa, sob a orientação do enólogo e micro produtor de vinhos Vilmar Bettú, e produz seus vinhos, os quais ainda não provei, mas que são muito comentados no universo dos que dizem que entendem de vinhos. Não é por falta de convite do Ducati. Vou ter que ir até Mariana Pimentel num fim de semana desses. A perspectiva de degustar 49 vinhos desconhecidos é muito sedutora.





Um comentário:

Roberto disse...

Bom dia a todos!

O confrade Ducati além de presidente da SBAV é um craque na vinificação! Seus vinhos de Mariana são de altíssima qualidade. Por vezes são introduzidos em degustações ás cegas e costumam obter as melhores notas! Parabéns ao amigo Ucha pela excelente matéria!
Abraços
Roberto Vianna