terça-feira, 28 de maio de 2013

Sustentabilidade na produção de sucos e vinhos

                                                 Vinho tinto orgânico Mena Kaho
                               Entrada da vinícola em Linha Eulália
                               Fotos D/JN

Localizada em Bento Gonçalves, a vinícola Mena Kaho destina anualmente 250 mil quilos de uva para a produção de sucos e vinhos orgânicos. A agricultura orgânica é uma forma sustentável de gerar produtos com qualidade reconhecida, sem prejudicar o solo e a saúde do produtor rural. Mais do que quantidade, empresas que adotam este sistema se preocupam em oferecer ao consumidor qualidade de vida.
Na produção de sucos e vinhos, há um lugar na linha Eulália, em Bento Gonçalves-RS, que tem como produto principal os orgânicos. Fundada em 2002 por Alzir Cogorni, a Vinícola Mena Kaho produz hoje 250 mil quilos de uva orgânica ao ano, entre vinhedos próprios e de parceiros. Deste número, 236 mil são destinados para a produção dos 165 mil litros de Suco de Uva Integral 100% Natural. Os outros 14 mil são destinados para a produção dos 10 mil litros de Vinho Tinto Seco de Mesa Orgânico.
O diferencial entre a produção orgânica e o método tradicional se dá no cultivo das parreiras, conforme coloca o enólogo da vinícola, Vagner de Vargas Marchi. “A produção orgânica tem como objetivo manter a qualidade do solo e não prejudicar a saúde do agricultor. De baixo das videiras, são cultivados plantas de cobertura verde, como aveia, ervilhaca e nabo forrageiro, o que serve como fertilizante natural e impede a proliferação de ervas indesejadas, que se multiplicam facilmente com a fertilidade do solo característico da região. No tratamento das videiras, é passado uma mistura de água resultante de cinzas de madeira queimada, como forma de reaproveitar o material, misturada com uma solução extraída do figo da índia, o que protege do ataque dos fungos e substitui a utilização de produtos químicos”, explica. Marchi destaca que o cultivo da cobertura verde não interfere no desenvolvimento das videiras, já que a semeação ocorre em abril, tendo o ápice de desenvolvimento nos meses de inverno, quando as videiras estão em dormência. E na primavera, quando as videiras mais precisam de nutrientes, a cobertura verde já se encontra em final de ciclo, devolvendo os compostos ao solo que ficarão disponíveis às videiras.
O Suco de Uva Integral 100% Natural Orgânico é gerado com as variedades Bordô, Isabel e Concord e disponível em garrafas de 1L e 300mL. Quanto mais cedo consumido, mais características de sabor, aroma e cor estarão preservadas. Já o Vinho Tinto Seco de Mesa Orgânico é produzido a partir das variedades Bordô e Isabel, sendo comercializado em garrafas de 750ml ou em embalagem Bag-in-Box de 3L. Ambos seguem as normas brasileiras de controle de produção orgânica, sendo certificados pela Ecocert Brasil.
A Mena Kaho possui ainda em sua linha outros três produtos, estes desenvolvidos a partir do método tradicional de cultivo: os vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot e o Suco de Uva Integral. Os produtos podem ser adquiridos em todo o Brasil nas redes de supermercados.
A partir desta segunda-feira, 27 de maio, a vinícola contará com varejo aberto para visitação todos os dias, das 9h às 17h, dispensando agendamento prévio. O turista poderá visitar a estrutura da vinícola e ainda degustar os produtos, sem custo. Até o final de 2013, a Mena Kaho deverá contar também com espaço gastronômico.
O local onde hoje é sediada a Mena Kaho foi propriedade de Santo Francesco Roman, vindo de Mason Vicentino, na Itália, junto aos pais Felix Roman e Catharina Gobbi Roman em 1883. A construção foi erguida em 1920 e restaurada no início dos anos 2000 pela família Cogorni. O nome da vinícola expressa a ideia de viticultor, sendo derivada do termo “Mena = condutor e cáo = ramo da videira, como a família Santo Francesco Roman era conhecida na Itália. Fica na rua Joaquim Toniollo, 635, Linha Eulália, Bento Gonçalves/RS - www.vinicolamenakaho.com.br, tel. (54) 3454-5840.

Nenhum comentário: