quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vinho brasileiro bem recebido em Londres

                                Brasileiros e ingleses na mesa de negociações
                                Foto Ana Paula Kleinowski/Ibravin/D/JN


Terminará, nesta quarta-feira, em Londres, a London Wiane Fair, grande feira de vinhos, na qual participam onze vinícolas brasileiras. Oito delas são gaúchas e foram levadas com apoio da secretaria de Desenvolvimento e Investimento, pelo Ibravin, no projeto Wine of Brasil.
A Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) apoiou a participação de oito vinícolas gaúchas na London International Wine Fair. Miolo, Salton, Pizzato, Seival, Dunamis, Aurora, Domno do Brasil e Casa Valduga participam do estande coletivo do Brasil, no evento que ocorreu entre os dias 20 e 22 de maio, no Excel London Exhibition Center, em Londres, Inglaterra.
Entre as vinícolas, a expectativa é de bons negócios. "Esperamos crescer pelo menos 50% em relação ao ano passado", adianta o gerente de exportações para a Europa da Miolo, Fabiano Maciel. Na mostra, a vinícola lançou a nova linha Brazilian Legends, com vinhos provenientes da região da Campanha. A área é considerada pela empresa uma das melhores para a produção de vinhos de qualidade no Brasil. A Inglaterra é a principal compradora da marca e foi responsável por 40% de todo o volume de exportação em 2012.
Na Vinícola Salton, a estimativa é incrementar em 60% as exportações em relação à edição anterior. A grande aposta da empresa é a linha de vinhos Intenso: Salton Intenso Malbec e Cabernet Franc e Salton Intenso Marselan e Teroldego. Além de possibilitar a atualização de tendências do setor, a mostra é também um importante canal para a implementação de parcerias e negócios. Um exemplo foi a venda para os ingleses dos produtos da linha Premium Salton durante a edição de 2011. As negociações estão em fase final e os primeiros embarques devem acontecer em breve.
O estande coletivo do Brasil será coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a Agência de Promoção e Exportações (Apex). Durante a mostra, os participantes terão uma programação de seminários, eventos, reuniões com a imprensa, debates, e degustações. Participam importadores, atacadistas, comerciantes de vinho, gerentes de restaurantes, enólogos, sommeliers, produtores e varejistas em geral.
Esta nota sobre a feira de Londres pude fazer graças às contribuições das minhas amigas jornalista Denise Nunes e Karin Viscardi, que hoje trabalham na secretaria de Desenvolvimento e mantiveram contato com os expositores, em Londres. O estande coletivo do Brasil foi coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), em parceria com a Agência de Promoção e Exportações (APEX). Durante a mostra, os participantes tiveram uma programação de seminários, eventos, reuniões com a imprensa, debates, e degustações. Participaram importadores, atacadistas, comerciantes de vinho, gerentes de restaurantes, enólogos, sommeliers, produtores e varejistas em geral.

Nenhum comentário: