segunda-feira, 13 de maio de 2013

1º Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul

                              Luiz Fernando Mainardi, secretário da Agricultura fará o festival de gastronomia
                             Arquivo JN

Agora, sim, parece que vai ser realizado um projeto antigo de muita gente e uma promessa do secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócios Luiz Fernando Mainardi desde que assumiu o cargo no atual governo: o 1º Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul, no Parque Assis Brasil, em Esteio, onde é realizada, anualmente, a Expointer. O parque é imenso e muito bonito. Uma novidade, é que a produção literária terá destaque no 1º Festival de Gastronomia RS : comércio de livros, debate com editores e depoimentos de autores serão programações permanentes no festival, que acontecerá entre os dias 25 e 30 de junho. Uma parceria entre o Instituto Estadual do Livro (IEL), a Câmara do Livro e o Clube dos Editores do Rio Grande do Sul vai viabilizar a realização da 1ª Feira do Livro da Gastronomia, que pretende estreitar o vínculo entre a literatura e a culinária. Já estou me preparando para entrar em contato com eles e ver como poderei expor os exemplares do meu livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro que ainda restam.
O evento livresco será integrante do 1º Festival de Gastronomia, realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Casa Civil - esta através do Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional. Além do espaço na Estação Ponto de Fusão, os organizadores da 1º Feira do Livro da Gastronomia, estão selecionando uma série de vídeos e trechos de livros que devem fazer parte da cenografia do Parque de Exposições Assis Brasil.
A diretora do IEL, Laís Chaffe, explica que serão apresentados ao público obras de poesia, contos e também as mais específicas para a gastronomia e nutrição, além de uma seleção de trechos de poemas de 20 autores do IEL. Trabalhamos com a possibilidade de que esse material ambiente os diferentes espaços do Festival de Gastronomia. "Trabalhar com os temas gastronomia e literatura é mais do que salutar e viável, é fundamental", afirma Laís.O espaço será equipado com audiodescrição para deficientes visuais. "Nosso trabalho tem sido relacionar temas que são comuns no dia a dia e que parecem distantes quando pensados separadamente", explica a diretora do IEL.
A vice-presidente do Clube de Editores do Rio Grande do Sul, Clô Barcellos, conta que um levantamento de autores e títulos é realizado entre as 26 editoras associadas. Em um primeiro momento, sete editoras - L&PM, Fábrica de Leitura, Editora Cassol, Editora Libretos, AGE, EdiPUCRS e Editora Ulbra - demonstraram interesse em expor obras relacionadas a gastronomia e nutrição. Clô garante que a realização do 1º Festival de Gastronomia RS potencializa o mercado literário gaúcho. "O Festival é uma novidade muito importante. A gastronomia revela diretamente a cultura, a identidade do nosso povo, incentiva o mercado e amplia a diversidade da produção literária", destaca.
A secretária executiva da Câmara Rio-Grandense do Livro, Jussara Rodrigues, destaca que existe uma grande variedade de manifestações culturais relacionadas à gastronomia. "Temos literatura na gastronomia e gastronomia na literatura. Todo conhecimento, informação ou lazer é viável nos livros, e fazer esta relação é interessante. Além disso, o 1º Festival de Gastronomia RS irá colaborar com a conquista de um espaço importante no mercado", afirma Jussara.
O Festival
O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional. Serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos entre chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais. A Assessoria do Festival atende na Secom: (51) 3210-4305.





Nenhum comentário: