domingo, 5 de maio de 2013




Basaltino Pinot Noir Pericó foi premiado na ExpoVinis 2013


O Basaltino Pinot Noir 2012, da Pericó Vinhos, recebeu o primeiro lugar na premiação TopTen – Prêmio Melhores do Vinho, na categoria Tintos Nacionais de Outras Regiões. O resultado foi divulgado na Expovinis 2013 – 17º Salão Internacional do Vinho, em São Paulo/SP, entre os dias 24 e 26 de abril. Este já é o 17º prêmio da vinícola.
Primeiro vinho tinto comercializado pela Pericó, o Basaltino já recebeu o Gran Medalha de Ouro, no 9ª Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do C. M. Bruxelas (Edição Brasil 2012) e foi eleito o “melhor Pinot Noir Brasileiro” no Guia Vinhos do Brasil 13, ambos da safra 2011.
O Basaltino, cultivado no Pericó Valley a 1300 m.s.n.m., localizado em São Joaquim/SC, é elaborado a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, cultivadas em espaldeira, com produção de somente 1,31kg por planta. Nas noites claras e frias do início da primavera, quando a temperatura chega a um limite crítico, o vinhedo do Pinot Noir é integralmente aquecido.
Com visual vermelho rubi claro, brilhante, esse vinho apresenta Aroma fino, complexo e muito intenso com notas de ameixa, mirtilo, cereja e café. É frutado, muito refrescante, elegante, harmônico e persistente. Percebe-se as mesmas frutas encontradas no aroma e uma discreta nota de baunilha e tostado, devido à curta permanência do vinho em barricas de carvalho francês. O Basaltino Pinot Noir Pericó harmoniza com cordeiro (levemente gorduroso), peixes, aves, coelho, carnes leves (pouca gordura), massas, risotos, molhos (diversos).Durante a Expovinis, a Pericó Vinhos também apresentou outros vinhos e espumantes, especialmente os das 3ª e 6ª safras, isto é, de 2009 e 2012. Destaques para o Icewine 2009, Cave Pericó (lançamento), Taipa Vinho Rosé 2011, Taipa Vinho Rosé 2012 (lançamento), Plume Chardonnay 2012 (lançamento) e Basaltino Pinot Noir 2012 (lançamento).

Nenhum comentário: