domingo, 21 de junho de 2009

Tyrrell’s Wines: a vinícola do ano na Austrália

A Tyrrell's Wines acaba de ser considerada a vinícola do ano na Austrália, pelo livro "O Grande Livro dos Vinhos Tintos", The Big Red Wine Book, de Campbell Mattinson & Gary Walsh.
Muitos dos nomes das grandes famílias do vinho australiano já não têm mais muita relevância, pois caíram nas mãos das grandes corporações. A Tyrrell's não é uma delas, ao contrário, esta vinícola continua sendo uma pioneira empresa familiar, e a família se envolve na produção e nos negócios do dia-a-dia. Tornando-se assim, uma das maiores e mais prestigiadas entre as produtoras de vinhos da Austrália. Com 150 anos de história, eles possuem orgulho de seus vinhos, que são verdadeiros representantes do terroir onde são cultivados, em Hunter Valley. Os vinhos tintos da Tyrrell's se destacam de forma soberba, do vinho acessível ao luxuoso, oferecem uma grande quantidade de charme, caráter e sabor.

Enólogo do Ano

A Tyrrell's Wines tem muitos motivos para comemorar em seus 150 anos de história. Além de ser considerada a vinícola do ano, seu enólogo foi considerado o Enólogo do Ano na Austrália pelo The Big Red Wine Book. Mark Richardson é uma estrela australiana na arte de elaborar vinhos. Enólogo dos vinhos da Tyrrell's, desde 1994, nos últimos anos deu uma vida nova aos vinhos tintos lançados pela família. Na vinícola, ele chama isto de "reinventando os clássicos", que significa combinar o melhor da vinicultura moderna com o melhor das técnicas tradicionais. Dependendo das uvas com as quais ele está trabalhando, Mark Richardson, cuidadosamente leva os vinhos tintos a um estilo mais leve, assim como elabora ricos tintos de estilo pulsante e sedutor.
Outras indicações de que 2009 será um grande ano para a Tyrrell´s Wines: Um dos prêmios mais importante da Austrália, o Hunter Valley Wine Industry Awards (Prêmio da Indústria Vinícola de Hunter Valley), reconheceu em duas categorias a Tyrrell's.
1ª categoria: Lenda Viva de Hunter Valley (Hunter Valley Living Legend) - Bruce Tyrrell. O prêmio "Lenda Viva de Hunter Valley" reconhece e honra aqueles que fizeram as maiores contribuições e que se sobressaíram na indústria de vinhos de Hunter Valley. No jantar de premiação, que aconteceu dia 28 de Maio de 2009, em Wyndham Estate, Bruce Tyrrell foi honrado com este prestigiado prêmio. Bruce Tyrrell agora faz parte do seleto grupo, previamente indicados, como Lendas Vivas de Hunter Valley que inclui Max Drayton, John Tulloch, Karl Stockhousen, Perc McGuigan, Max Lake e Brian Walsh. Sob o controle de Bruce, a Tyrrell's transformou-se de pequena empresa para média, com suas operações firmemente sediadas em Hunter Valley e vinhedos em Heathcote e McLaren. Em 2006, Bruce Tyrrell foi reconhecido com uma medalha da Ordem da Austrália por sua contribuição para a indústria de vinhos australianos, melhorando a qualidade da uva, turismo e oportunidades de exportação no país.
2ª categoria: Prêmio de Patrimônio Histórico (The Heritage Award) - A Antiga Cabana da Tyrrell's. Na mesma premiação, a Antiga Cabana da Tyrrell's foi honrada com um novo prêmio, inserido em 2009, que reconhece referências de importância histórica que contribuiram para a Indústria de Vinhos de Hunter Valley, chamado "Prêmio de Patrimônio Histórico". Nos vinhedos de Hunter Valley da Tyrrell's, o início de 5 gerações de vinicultores pode ser marcado a partir desta modesta cabana de um quarto. A cabana de tábuas de madeira foi feita para ser a casa de Eduard Tyrrell. Construída à mão, em 1858, e progressivamente sendo rodeada por parreirais, o local marca o berço de uma das maiores dinastias vinícolas da Austrália. Se estas paredes falassem, elas contariam histórias de trabalho duro na lavoura, da família e dos grandes vinhos produzidos. A cabana ainda está de pé, como um monumento de Eduard Tyrrell.Aqui em Porto Alegre, os vinhos da Tyrrell´s Wines são encontrados na Vinhos do Mundo.

Nenhum comentário: