A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) empossou na quinta-feira, 4 de junho, diretoria para o biênio 2009/2010. O grupo que assume é composto por: Tiago Tonini (Vinícola Tonini), na presidência; Paulo Tesser (Coop. Vin. São João), na vice-presidência; Eloi Pietrobelli, (Vinícola Perini), na função de 1º secretário; Gisele Gugel (Vinhos Finos Velha Cantina), na função de 2º secretário; Ricardo Chesini (Adega Chesini) é o 1º tesoureiro; Nelson Perguer (Vinhos N.S de Caravaggio) é o 2º tesoureiro; Franciele Benacchio (Irmãos Benacchio), Edgar Silvestri (Adega Silvestri) e Antonio Colombo (Vinícola Colombo) compõem o Conselho Fiscal, que tem como membros suplentes Agostinho Benacchio (Irmãos Benacchio), Jones Onzi (Vinhos Xangrillá) e Leocir Lazzari (Lazzmar Vinhos). João Carlos Taffarel, da Vinhos Finos Velha Cantina, que esteve à frente da Afavin por dois mandatos, deixa o cargo reforçando a importância da continuidade dos trabalhos iniciados, sobretudo os relacionados à indicação geográfica para os vinhos e espumantes moscatéis de Farroupilha. “Nós, representantes da associação, juntamente com o poder público, temos a obrigação de proporcionar que esse trabalho caminhe a passos largos”, salientou.
Tonini, que já fazia parte da diretoria na gestão anterior e acompanhou os trabalhos iniciais, mostra consciência da responsabilidade que lhe cabe agora. “Assumir a presidência da Afavin é uma tarefa tão desafiadora quanto motivadora. Estarei à frente de um grupo que articula ações para promover a vitivinicultura local, que promove o maior evento da vinicultura no município e que está empenhado em seu objetivo maior, como comprova a recente assinatura de convênio com a Embrapa que irá viabilizar os trabalhos pela indicação geográfica”, enfatizou.
O prefeito Ademir Baretta considera que o maior papel do novo presidente é promover o que Farroupilha representa para a vitivinicultura nacional. “Nós temos argumentos para dar visibilidade à Farroupilha também por meio deste setor”, mencionou Baretta em seu pronunciamento. Vale destacar que Farroupilha está entre os maiores produtores vitivinícolas do país, ocupando o terceiro lugar, além de ser o maior produtor das variedades moscatéis, respondendo por mais da metade da produção brasileira.
A solenidade foi realizada no salão nobre da Prefeitura de Farroupilha. Após, os convidados, dentre eles associados da Afavin, representantes do poder público municipal, de entidades do setor vitivinícola e da imprensa confraternizaram com um coquetel, como não poderia deixar de ser, acompanhado de vinhos finos e espumantes.A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) foi fundada em 2005, com o objetivo de promover a produção vitivinícola de qualidade existente em Farroupilha.
Para tal, deu início à Seleção de Vinhos de Farroupilha, evento que chegou à terceira edição em 2008. Desde o começo, a associação também ocupou-se em articular contatos e esboçar projetos visando a obtenção das indicações geográficas e de procedência para o município de Farroupilha.
Estão nos objetivos da associação: estimular ações de incentivo à pesquisa vitivinícola, assim como a qualificação do produto vitivinícola e seus derivados; estimular e promover o potencial turístico da região; e preservar e proteger a indicação geográfica do município.
Recentemente, a Afavin iniciou efetivamente os trabalhos pela obtenção de uma indicação geográfica para os vinhos e espumantes moscatéis de Farroupilha, que é o maior produtor brasileiro dessas variedades de uvas. Os trabalhos começaram em abril, em conjunto à Embrapa Uva e Vinho.
Hoje, são 14 as vinícolas associadas à Afavin: Adega Chesini; Coop.Vin. São João; Lazzmar Vinhos; Sucos Benacchio; Vinhos Delgrano; Vinhos Don Giusepp; Vinhos Don Silvestri; Vinhos Finos Velha Cantina; Vinícola Xangrillá; Vinhos N. S. de Caravaggio; Vinícola Bozzetti; Vinícola Colombo; Vinícola Perini; Vinícola Tonini.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário