domingo, 21 de junho de 2009

Vinhos brasileiros na Vinexpo

Seis vinícolas brasileiras estreiaram neste domingo (21) na mais tradicional feira de vinhos do mundo, a Vinexpo, em Bordeaux, exibindo 24 premiações conquistadas em três concursos realizados na França este ano. A metade das vinícolas presentes – Miolo Wine Group, Salton, Casa Valduga, Lidio Carraro, Don Laurindo e Vinibrasil – estão apresentando produtos laureados em 2009 na França. Instaladas no estande do Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (WFB), com 64m² (BD14 Hall 1), de hoje (21) até a próxima quinta-feira (25), no Parque de Exposições de Bordeaux Lac, Miolo, Salton e Casa Valduga estão promovendo a degustação de alguns de seus vinhos e espumantes premiados em solo francês este ano: o Miolo Espumante Millésime Brut 2006, o Rar 2005, o Miolo Cuvée Giuseppe 2005, o Salton Desejo Merlot 2006 (sendo a safra 2005 premiada), o Salton Talento 2005 e o Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay 2008.
A participação brasileira na Vinexpo é organizada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, destaca que as premiações dos vinhos brasileiros são resultado de pesados investimentos em inovações tecnológicas e manejo dos vinhedos nos últimos 15 anos. Segundo ela, a aplicação de recursos em modernização é constante nos 50 mil hectares dedicados à produção de vinhos no Brasil, distribuídos em seis regiões principais: a Serra Gaúcha (incluindo a Indicação Geográfica – I.G. – do Vale dos Vinhedos, com 90% da produção), a Campanha, a Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul; o Planalto Catarinense, em Santa Catarina; e o Vale do São Francisco, no Nordeste do País.
Os resultados são colhidos, a cada safra, na forma de produtos de excelente qualidade, comprovada em mais de 1.800 premiações internacionais, segundo informações da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que organiza a participação brasileira nos concursos internacionais. “Já possuem notório reconhecimento os espumantes da Serra Gaúcha, pela sua leveza e frescor, e muitos vinhos tintos e brancos, pela complexidade e diversidade encontrada entre os tradicionais paralelos 28º e 32º Sul até o Vale do São Francisco (entre 8º e 9º), a maior região de vinhedos próxima ao Equador, com a elaboração de duas safras anuais”, destaca Andreia.
As premiações recebidas pelos vinhos brasileiros na França em 2009: 1) Vinalies Internationales, em Paris: 11 medalhas; 2) Concurso Chardonnay du Monde, em Saint-Lager: 6 medalhas; 3) Concurso Challenge International Du Vin, em Bordeaux: 7 medalhas.

Nenhum comentário: