segunda-feira, 15 de junho de 2009

Um outro vinho é possível?

(Quem sabe não está aqui, neste texto, um princípio de resposta para as preocupações do meu amigo Aldo Renato Soares feitas acima?)


Entre os dias 06 e 10 de maio a Vallontano Vinhos Nobres foi destaque durante a exibição do documentário Vinhos de chinelo, da diretora Paula Prandini, no Festival Internazionale di Cinema e Cibo de Bologna – Itália, promovido pelo movimento Slow Food.
O filme retrata a busca pela identidade de um vinho brasileiro e as diferentes filosofias de produtores. Traz a história da Vallontano como típico representante de quem traduz o clima e o solo do Brasil na produção de seus vinhos, a despeito da tendência de se produzir vinhos de estilo internacional ou globalizado. Após a exibição do documentário, os presentes puderam degustar vinhos elaborados pela vinícola.
Na oportunidade o enólogo Luís Henrique Zanini e Talise Valduga Zanini, proprietários da Vallontano, também foram convidados a participar do debate entitulado - "Un altro vino è possibile? Questioni su vino, giustizia e libertà" – Um
outro vinho é possível? Questões sobre vinho, justiça e liberdade - na
Università di Scienze Gastronomiche, em Pollenzo, juntamente com o cineasta
Jonathan Nossiter, de Mondovino.

Nenhum comentário: