segunda-feira, 29 de junho de 2009

Salmão com queijo e bom vinho

O inverno é uma das ocasiões mais favoráveis para se tomar vinho e, quando acompanhado por um bom queijo, atenua e esquenta o frio. Essa dupla, aliás, constitui uma excelente opção para as reuniões familiares ou de amigos, tornando tais momentos muito mais prazerosos. Repasso para meus leitores uma excelente receita de salmão com queijo, enviada pela Fernanda Abreu, da SV Comunicação, que faz a divulgação dos queijos Tirolez.
Apesar de ser um hábito antigo, ainda há dúvidas sobre como fazer essa combinação. O vinho errado pode encobrir o sabor do queijo e vice-e-versa. Para ajudar os consumidores, a Tirolez Queijos faz algumas recomendações:
Queijos de sabores suaves como o Gouda, Brie, Camembert e Provolone Fresco pedem vinho tinto leve. Queijos de sabores intensos como o Reino, Parmesão, Grana, Gorgonzola e Provolones Curados pedem vinho tinto encorpado. Queijos de sabores frutados (adocicados) como o Emental, Gruyère, Estepe e o Prato Esférico vão bem com vinho branco frutado (suave).
Utilize uma faca para cada queijo, evitando dessa forma interferências de sabores entre os queijos. Caso você disponha de mais de um tipo, consuma primeiro o de sabor mais suave. Para desfrutar plenamente do sabor e do aroma dos queijos, tire-os do refrigerador uma hora antes de servi-los. O vinho branco deve ser bebido gelado.
Agora, a receita de Salmão com Queijo: 1 kg de salmão (filé), 1 xícara de chá de azeite, Pimenta do reino a gosto, Sal a gosto. O molho de queijo: 1 copo de requeijão cremoso Tirolez, 200 g de queijo prato Tirolez ralado ou picado, 200 g de mussarela Tirolez ralada ou picada, 1 lata de creme de leite Tirolez sem soro, 1 copo de leite (250 ml).
Modo de preparo: lave o salmão e seque com um pano de prato ou papel toalha. coloque em um refratário e tempere com o azeite, a pimenta e o sal, leve ao forno por trinta minutos coberto com papel alumínio.
Para o molho: derreta tudo em uma panela (queijos, requeijão e leite), e por último o creme de leite (sem o soro).
Depois que o salmão estiver assado (trinta minutos), corte-o ao meio e coloque o molho derretido dentro. Feche, salpique alecrim e volte ao forno por 5 minutos para gratinar. Rendimento: 6 porções.
A marca Tirolez oferece mais de 50 tipos de queijos que estão divididos em Light, Frescos, Defumados, Especiais, Fatiados e Institucionais, além de Fondue e Requeijões. Podem ser encontrados nas grandes redes supermercadistas e nas melhores lojas de laticínios. Outras informações pelo SAC: 0800 552 035 ou pelo site www.tirolez.com.br.
Se a receita não der certo, cobre da Fernanda Abreu: producao@svnoticias.com.br.

Nenhum comentário: