A Lovara Vinhas e Vinhos, empresa da Família Benedetti e Tecchio, encerra em julho um investimento de R$ 2 milhões e presenteia o Rio Grande do Sul com uma nova atração turística na Serra Gaúcha. A empresa vai inaugurar uma estrutura de enoturismo situada na zona rural de Bento Gonçalves junto à vinícola. Os visitantes poderão conhecer todo processo na fabricação do vinho, da colheita ao envelhecimento da bebida e adquirir toda a linha de produtos da Miolo Wine Group em sua loja.
A nova estrutura de enoturismo faz parte da estratégia da Lovara de ligar sua marca ao conceito de vinícola boutique. A empresa aproveitou sua expertise no mercado de móveis – a família Benedetti é proprietária da Bentec – e investiu em design no local. A Lovara está inserida na programação do “Caminhos de Pedra”, roteiro turístico reconhecido pelas construções históricas dos imigrantes italianos.
O investimento também abrange a modernização da vinícola. A Lovara montou uma estrutura com o que existe de mais moderno para a elaboração de vinhos. Atualmente, a empresa produz 150.000 garrafas/ano. A intenção é produzir nos próximos cinco anos 300 mil garrafas e elevar a área plantada para 38 hectares.
A empresa investiu na aquisição de equipamentos que fazem a recepção das uvas por gravidade e em novos tanques de inox com tamanhos entre 10 e 20 mil litros cada. As remontagens deixaram de ser mecânicas para voltarem a ser feitas manualmente (pigeage). Montou-se uma estrutura semelhante a da Miolo no Vale dos Vinhedos visando aperfeiçoar o processo de elaboração de vinhos com técnicas mais modernas que respeitam a integridade das uvas e extraem todo o potencial de qualidade da fruta.
As mudanças em curso na Lovara iniciaram em 2004, quando a empresa anunciou uma parceria com a Miolo Wine Group para a produção e comercialização de seus vinhos. “Naquele momento, traçou-se o plano estratégico e decidiu-se o posicionamento nos próximos anos”, diz Henrique Benedetti, diretor técnico da Lovara. Em 2006, a empresa relançou o superpremium Gran Lovara, um corte de merlot (60%), cabernet sauvignon (25%) e tannat (15%) que conquistou o público por ser um vinho excelente custo-benefício.
O acordo entre as empresas também envolveu mudança das características dos vinhos da Lovara, que passaram a ser engarrafados e comercializados mais jovens e frutados. Além do Gran Lovara, a empresa é dona dos rótulos Lovara Chardonnay, Lovara Merlot e Lovara Cabernet Sauvignon.
O investimento no Complexo Enoturístico da Lovara é a terceira estrutura da Miolo Wine Group feita para visitantes. A primeira foi aberta no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, sede da Vinícola Miolo, por onde passam por ano mais de 100 mil turistas. A segunda foi inaugurada no ano passado na Fazenda Ouro Verde, no Vale do São Francisco, Bahia e já recebe cerca de 700 visitantes por mês. A próxima etapa será investir em estrutura semelhante no Projeto Fortaleza do Seival Vineyards, na região da Campanha.
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