O Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil ganhou a adesão de cinco novas empresas em junho. Quinta Santa Maria, Santo Emílio, Reserva da Cantina, Peterlongo (Bebidas da Serra) e Monte Paschoal (Irmãos Basso) agora fazem parte do grupo de 38 vinícolas brasileiras interessadas em exportar e reunidas no projeto WFB, realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Duas das novas adesões são de Santa Catarina. Santo Emílio e Quinta Santa Maria unem-se a Panceri e Vilaggio Grando como representantes catarinenses no Wines From Brazil. “Estamos ampliando cada vez mais o nosso alcance nas principais regiões produtoras de vinho do Brasil”, afirma a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan. Este ano, o projeto recebeu a inclusão de duas vinícolas do Vale do São Francisco. Andreia destaca que 80% das empresas exportadoras são pequenas e médias. “O objetivo do projeto é unir esforços para proporcionar às pequenas vinícolas o acesso ao mercado mundial”, diz ela.
O Wines From Brazil teve inicio há sete anos na Fiergs, em Porto ALegre. No ano seguinte, em 2003, ocorreu a estréia nas exportações brasileiras de vinhos e espumantes, com US$ 231 mil, resultado do envolvimento de seis vinícolas participantes. De 2003 a 2008, o incremento nas vendas foi de 1.927%, atingindo US$ 4,68 milhões – o dobro de 2007.
Destino das exportações
O destino das exportações de vinhos e espumantes brasileiros subiu: somou 27 países em 2008 – dois a mais do que em 2007. Os maiores volumes foram exportados para Holanda (14%), seguido por Estados Unidos (10%) e Alemanha (6%). Suíça, Reino Unido, Austrália, Japão, República Tcheca e Canadá aparecem como os novos países compradores de vinhos e espumantes brasileiros, fechando o ranking dos 10 principais mercados importadores. "A intenção é ampliar as exportações de vinhos e espumantes brasileiros para 30 países este ano e conquistar 40 empresas participantes do projeto", afirma a gerente de promoção comercial do Ibravin, Andreia Gentilini Milan.
Fazem parte do Projeto Setorial Integral Wines From Brazil as vinícolas: Aurora, Boscato, Don Guerino, Casa Valduga, Cave de Amadeu, Cave de Pedra, Cave Marson, Garibaldi, Cordilheira de Sant’ana, Dom Cândido, Quinta Santa Maria, Irmãos Molon, Lovara, Santo Emílio, Panizzon, Mioranza, União de Vinhos do Rio Grande, Vallontano, Villaggio Grando, Don Laurindo, Salton, ViniBrasil, Campestre, Cordelier, Courmayer, Dal Pizzol, Galiotto, Lidio Carraro, Mena-Kaho, Miolo, Panceri, Perini, Pizzato, Piagentini, Fazenda Ouro Verde, Reserva da Cantina, Peterlongo (Bebidas da Serra) e Monte Paschoal (Irmãos Basso).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário