segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Oca de Savóia

Por falar em jantar fora com a Laura Schirmer, outro compromisso que tenho é com a Natália Ferreira, para jantar, terça-feira, dia 10, na nova unidade do restaurante Oca de Savóia (rua Luciana de Abreu, 364), em Porto Alegre. Será a inauguração de uma quinta unidade da rede na capital gaúcha.
A rede de restaurantes Oca de Savóia é capitaneada por Márcia Kuser, Alessandra Sofia, Carlos César Araújo Filho e Marcelo De Franceschi. Os ex-donos da Cia. das Pizzas planejavam reposicionar a empresa no mercado. Depois de muita pesquisa, viagem e estudo, o quarteto decidiu criar uma nova marca de pizzaria com um novo conceito.
Para desenvolver o projeto, que durou oito meses, eles chamaram a empresa Zorzo Design Estratégico. A empresa é vencedora do iF Product Design – considerado o Oscar da área –, e é responsável pela conceituação e estratégia da marca. A Zorzo também planejou toda a comunicação visual das cinco filiais da Oca de Savóia. O design levou em conta as sugestões dos clientes, considerando aspectos emocionais e conceitos de sinestesia – relação entre diferentes sentidos humanos, como olfato e visão.
Os clientes também auxiliaram no projeto, desde a concepção da marca e os pratos a serem servidos – além das deliciosas pizzas, já famosas entre o público – até a seleção de peças gráficas para os cardápios. Atividades dinâmicas e pesquisas de opinião foram promovidas e ajudaram os empreendedores na escolha do nome da rede e em seu posicionamento no mercado. Os nomes dos itens nos cardápios também passaram por uma avaliação criteriosa. Os sócios mantiveram contato direto com o público durante o processo de composição e formação da marca.
Na busca de um diferencial, a estratégia desenvolvida pela Zorzo não abrange somente o âmbito gastronômico. Oca de Savóia transpira um lifestyle, trazendo o charme e a brasilidade de forma sofisticada. A modernidade e a tecnologia contrastam, de forma harmoniosa, com a exuberância da natureza e do artesanato. A cultura é trabalhada com o objetivo de homenagear o Rio Grande do Sul e o Brasil. Foi com esse intuito que J. Borges, o maior xilogravurista e cordelista vivo da atualidade, foi convidado a confeccionar uma coleção de cordéis – poesias populares ilustradas com xilogravuras – para a inauguração da rede. As doze imagens exclusivas trazem elementos do cardápio, como temperos e pratos, e uma reprodução da rainha italiana Margherita di Savóia, que inspirou o nome do restaurante.
O resultado dessa interação entre clientes e empresa promovida pela Oca, a Natália, eu e outros convidados, iremos conhecer, dia 10, quando acontece a inauguração oficial do restaurante. A festa começa às 19h na loja-conceito da marca, que fica na rua Luciana de Abreu, 364, esquina com a Padre Chagas.
Os atuais endereços do Oca de Savóia:
• Avenida Assis Brasil, 4320 – lojas 8 e 9 – Boulevard Strip Center
• Rua Luciana de Abreu, 364, esquina com a Padre Chagas – Moinhos de Vento
• Avenida Ipiranga, 646 – Praia de Belas
• Avenida Doutor Nilo Peçanha, 2288 – Boa Vista
• Avenida Severo Dullius, 90010 – Aeroporto – São João

Um comentário:

Anônimo disse...

Estive ha uma hora atras no ref estabelecimento, e me surpreendeu o amadorismo, desrespeito e baixa qualidade dos serviços. Como não estava disposto a perder muito tempo, perguntei na chagada qual seria o tempo de espera para um prato, fui informado q levaria 20 min, pois bem, esperei 50 minutos e ainda os pratos q vieram não foram os pedidos, fui reclamar com a moça do caixa e parecia ser gerente, e a mesma nem desculpas foi capaz de me pedir. Aquele ponto da Padre Chagas nunca foi sucesso para nenhum empreendimento, mas no caso da Oca de Savoia o problema nao é ponto, são as pessoas mesmo. Jackson Pontes. jkpontes@terra.com.br