Já escrevi sobre as novidades Dal Pizzol e Miolo, mas vou repetir o assunto porque estamos no momento das comparas de espumante para o fim do ano. Os brasileiros deverão fechar 2009 bebendo 15,5 milhões de litros de espumante, cerca de 20% mais do que beberam em 2008. A estatística é do Instituto Brasileiro do Vinho, citada por Antonio Dal Pizzol, diretor da Vinícola Dal Pizzpl, de Faria Lemos, ao comentar que este está sendo um ano muito bom para a vitivinicultura gaúcha, em termos de vendas, e que sua empresa projeta um aumento de 10% nas vendas de espumantes neste final de ano. Antes restrito a datas especiais, os espumantes estão cada vez mais presentes no dia-a-dia. O aumento da qualidade e a diminuição dos preços contribuíram para o crescimento das vendas do produto nacional, embora os Importados ainda vendam cerca de 27% do consumo nacional.
Já a Miolo Wine Group, de Bento Gonçalves, investiu R$ 5 milhões no lançamento de três espumantes novos com a marca Cuvée Tradition, com recursos da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep). São elaborados com o método champenoise (fermentação na garrafa), a partir de uvas pinot noir e chardonnay nas categorias brut, brut rosé e demi-sec. Antes, o brut da Miolo levava uva merlot, agora deixada só para o vinho merlot mesmo, que está em alta no mercado. A Miolo projeta aumento de 18% na venda de espumantes em 2009, atingindo 1,8 milhão de garrafas no total, somando-se a produção do nordeste.
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